Uma Vida Cheia do Espírito Santo 3

Este é o terceiro e último artigo sobre como ter uma vida cheia de alegria, amor, paz, fidelidade, bondade, benignidade, mansidão e domínio próprio. Uma vida completa, uma vida plenamente feliz. Se você não leu o primeiro artigo e o segundo artigo, volte para lá e acompanhe.
Vimos anteriormente sobre as virtudes que todos buscam ter na vida em outras fontes, mas a fonte é o Espírito Santo. Depois vimos que uma vida cheia do Espírito está baseada em algumas atitudes como testemunhar, cantar e orar. Para completar, vamos ver que servir faz parte de uma atitude para se ter uma vida Cheia do Espírito Santo.
Nosso maior exemplo de servir é Jesus. Mesmo tendo a igualdade com Deus, abriu mão da sua natureza divina para que pudesse vir e se adaptar a nós e nos mostrar o caminho, a verdade e a vida. Jesus mostrou que servir é o papel dos líderes. Ele lavou aos pés, inclusive de Judas Iscariotes, serviu pães e peixes, curou e até ressuscitou tudo para mostrar que suas palavras têm autoridade. Vamos analisar nossa parte ao falarmos sobre servir?
Servir
“sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo” (Ef 5:21). O papel do discípulo de Cristo é servir. “O discípulo que não serve, não serve”. Não serve para o reino de Deus, não serve para os propósitos Dele e não serve para a eternidade. A Palavra nos ensina a ser humildes e tratar aos outros com superioridade:

“Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo” (Fp 2:3).

O melhor exemplo disso é Jesus Cristo que veio pessoalmente ensinar a lição sobre humildade. Devemos ter o sentimento Dele, sendo Deus, não agiu com orgulho e ficou lá de cima somente, pelo contrário, se esvaziou da divindade e assumiu a forma humana, isto é, a forma de servo, assim se humilhou e foi obediente em tudo até sua morte na cruz por nós [nota: a paráfrase é minha de Fp 2:5-7]. E qual foi o resultado da humildade e humilhação de Jesus? Poderíamos dizer que Ele venceu? Que Ele é feliz? Sem dúvida! Jesus, em forma de servo, forma humana, estava cheio do Espírito Santo.
Quando os discípulos tiveram indignação entre eles por causa da infantil disputa de preferência e importância, Jesus os reuniu para resolver o problema e disse:

“Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mt 20:26-28).

Irmãos, para sermos cheios do Espírito Santo, vamos ao culto com um propósito: servir. Quando vamos para ser servidos, sairemos sempre pensando que o culto foi frio. O culto não tem o propósito de nos exaltar, nem de nos deixar satisfeitos isto está em segundo plano. Só estaremos plenamente satisfeitos, quando sairmos de cada reunião da igreja com a convicção de que naquele dia servimos ao Senhor através dos nossos irmãos, de que amamos ao Senhor, amando aos irmãos.
Finalmente, como se ainda precisássemos, mas mais para tirar qualquer dúvida e encargo de consciência, precisamos afirmar, de acordo com a Palavra, que Deus se opõe contra os orgulhosos e arrogantes, mas ao humilde, concede sua graça:

“Porque tu [Deus] salvas o povo humilde, mas os olhos altivos, tu os abates… O SENHOR é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe… A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra… Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus… Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma… e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são” (Sl 18:27; 138:6; Pv 29:23; Mt 5:3; 11:29; 1 Co 1:28).

Conclusão
Se você quer ser feliz de fato, precisa de atitude. A primeira atitude é obedecer a Palavra da vida e nascer de novo na presença e da vontade de Deus. Uma vez tendo uma novidade de vida, perdoado dos pecados, então agora você precisa crescer espiritualmente. A única forma de crescer espiritualmente é viver uma vida cheia do Espírito Santo. Uma vida cheia do Espírito Santo se faz com atitude: testemunhar, cantar, orar e servir. Todas estas atitudes você deve começar a cada primeiro dia da semana na presença de Deus e na comunhão com os irmãos mas deve ajuntar o que você também recebe deles para levar para casa e distribuir nos outros dias da semana. Sem dúvida você pode e deve testemunhar, cantar, orar e servir fora da reunião do corpo de Cristo e é exatamente isto que Deus espera de você! Assim, você terá uma vida cheia do Espírito Santo e somente com o Espírito é que virá tudo o mais que queremos: amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio.
Você pode saber mais sobre o assunto no livro: “Bem-Vindo, Espírito Santo!”. Uma obra da Resgate Editora.