Unidos em Cristo Jesus Para Servir

“Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem contudo lhes dar o necessário para o corpo, qual é o aproveito disto?”  – Tiago 2.15-16

No final de dezembro do ano passado, a irmã Aida e eu ficamos sabendo pela família Kastner que os irmãos malawianos do norte do país da região de Gogodi estavam passando fome, chegando ao ponto de comer raízes e mato para se saciarem. Esta notícia nos deixou perplexas e entristecidas.

Nos comprometemos em nos esforçar para ajudar nossos irmãos do norte do Malawi. O primeiro passo foi orar pedindo a Deus que socorresse nossos irmãos, nos colocando em Suas mãos para os servir. Em seguida, entramos em contato com nossos irmãos conhecidos das congregações do Brasil e Suíça para pedir-lhes ajuda. Graças ao bom Pai, nossos irmãos atenderam nosso pedido de socorro e abençoaram nossos irmãos do norte do Malawi com suas doações.

O milho é a única refeição da maior parte da população pobre do Malawi. Com o milho eles fazem o nsima, uma massa feita da farinha do milho e água. Eles se alimentam em média duas vezes ao dia com este alimento.

No dia 16 de janeiro deste ano, com o apoio contínuo da família Kastner, compramos 1.688 kg de milho com o dinheiro das doações e fomos entregar para nossos irmãos.

Além da família Kastner contamos com a ajuda de nosso irmão malawiano Isacc, que nos ajudou com o dialeto chichewa.

O irmão Isacc, ajudou na organização da distribuição do milho, ficando combinado que os sacos em sua totalidade seriam depositados em um prédio da igreja numa região central para que os representantes de várias congregações pudessem retirar ali segundo suas necessidades.

Para nossa surpresa ao chegarmos lá, o pequeno prédio da igreja estava lotado de homens e mulheres vindo de vilarejos longínquos. Alguns haviam andando por 4 horas para chegar ao local de distribuição do milho. Eles nos receberam com muita alegria.

Quando o irmão Isacc pediu para que se levantassem as mãos todas as congregações ali representadas, 15 irmãos levantaram suas mãos. Em seguida, cada um disse quantos membros haviam em suas congregações; 125, 40, 60, 115, 90, 80, 75, 72, 34, 25… e muito mais.

Não consigo descrever o mix de sentimentos que senti naquele dia. Uma parte de mim estava saltando por dentro pelo evangelho naquela região ter alcançado tantas vidas, mas ao mesmo tempo me sentia em angustia em saber que eram tantos irmãos a sofrer com a fome.

“Queremos ver paz na distribuição de alimento. Como filhos de Deus, sem brigas, mas em paz”
“Estamos lhes entregando este milho doado por nossos irmãos do Brasil, confiando na justiça e sabedoria dos dirigentes da igreja que sabem quais famílias carecem mais do alimento”

Estas frases acima foram ditas pelo irmão Isacc aos representantes de cada congregação em diferentes vilarejos.

As mulheres e as crianças aparentaram mais os sinais da fome do que os homens, isso porque a cultura deles, determina que o homem coma com prioridade, ficando suas esposas e filhos com o resto ou nada. Foi triste saber que dentro dos lares das famílias cristãs acontece isso, a distribuição do alimento não é feita segundo os parâmetros bíblicos de amor e sim culturais de hierarquia.

Para mim estas famílias interioranas do Malawi, não só precisam com urgência de comida para o corpo, mas também comida espiritual. A maior parte deles não tem oportunidade de estudar em uma escola e aprender a ler e a escrever em chechewa ou inglês. Nem Bíblias a maioria dispõe.

Antes de nos despedir, eles abriram seus hinários e cantaram um hino de gratidão a Deus. Cantaram com tanta força e alegria nos olhos que senti meu coração arder. Jesus estava ali entre nós, e foi sua misericórdia que os socorreu no momento de aflição e tristeza.

Deus usou e tem usado a igreja dos EUA, Brasil e na Suíça para trazer comida às casas de nossos irmãos no Malawi, para que Seu nome seja glorificado e exaltado entre as nações.

Por meio desta infeliz necessidade,  três nações onde o corpo de Cristo está presente se uniram em amor para cuidar de um membro em sofrimento, colocando-se a sofrer juntos, para que na manifestação da ação de Deus venhamos da mesma forma unidos, nos alegrar.

O trabalho de servir os irmãos continua e, já estão sendo acertados os últimos detalhes para levar aos irmãos do norte de Malawi mais milho com o dinheiro arrecadado. Ontem a tarde Aida e eu nos reunimos com os irmãos Isacc e Dale para nos organizarmos acerca das próximas doações. Ficou combinado que os irmãos do Brasil e Suíça doarão o milho e os irmãos dos EUA doarão Bíblias no idioma chechewa. Louvado seja o nome de nosso Jesus Cristo!

Nossa irmã Aida continuará em Malawi até março deste ano e dará prosseguimento nas compras do milho e entrega, porém eu já estou de partida, mas grata por Deus me permitir ver e participar de sua obra de amor entre seus filhos.

Em minhas orações eu peço a Deus que assim como Ele agiu com a viúva de Serepta, que por meio do profeta Elias, teve por longos anos farinha em suas panelas e azeite em suas botijas multiplicadas, que da mesma forma sejam multiplicados os milhos doados até que venham as boas chuvas sobre a terra e eles possam plantar e colher seu próprio milho.

Agradeço a todos que doaram e estão orando pelos nossos irmãos de Malawi. Que Deus os abençoe pelo cumprimento de sua fé.

“De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.” – 1º Coríntios 12.26