fbpx

VIVENDO DEBAIXO DA LEI DE CRISTO

Que privilégio tiveram Adão e Eva! Poderem conversar todos os dias com o Criador. Eles tinham apenas um mandamento a ser guardado:

“E o Senhor Deus ordenou ao homem: — De toda árvore do jardim você pode comer livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal você não deve comer; porque, no dia em que dela comer, você certamente morrerá.” – Gênesis 2:16-17

Após a queda, com o pecado cada vez mais dominando, Deus deu ao povo de Israel os 10 mandamentos. Porém, dizem que eram 613 mandamentos que a lei de Moisés continha.

O Brasil é um dos países em que existem mais leis:
10.204 leis ordinárias, 105 leis complementares, 5.834 medidas provisórias, 13 leis delegadas, 11.680 decretos-leis, 322 decretos do governo provisório e 5.840 decretos do poder Legislativo.

No total são mais de 34 mil leis brasileiras e mesmo assim a corrupção, a violência e a injustiça imperam, mostrando que a existência de muitas leis não resolve o problema maior do ser humano, o pecado.

Esta semana recebi uma pergunta: o que é a lei de Cristo?

I – A LEI DE CRISTO NO NOVO TESTAMENTO

Pesquisando no Novo Testamento, há dois textos onde aparece a expressão “a lei de Cristo” 1 Coríntios 9:19-23

“Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei.” – 1 Coríntios 9:21
Gálatas 6:1-3
“Levem as cargas uns dos outros e, assim, estarão cumprindo a lei de Cristo.” – Gáltas 6:2 (grifos meus)

Em ambos os textos, o sentido é o mesmo, a lei de Cristo é a lei do amor. É voluntariamente deixar de exercer um direito por amor a Deus e especialmente aos irmãos em Cristo.

No primeiro texto, Paulo, voluntariamente, abre mão dos seus direitos em favor do evangelho, para que nada atrapalhasse a propagação do evangelho.

Ele tinha o direito de levar uma esposa em suas viagens ou mesmo de ser sustentado pela pregação do evangelho, mas renunciou a tudo isso voluntariamente, para facilitar a pregação do evangelho.

“Entretanto, não fizemos uso desse direito. Pelo contrário, suportamos tudo, para não criarmos qualquer obstáculo ao evangelho de Cristo.” – 1 Coríntios 9:12b

Quem vive debaixo da lei de Cristo não deseja, com seu comportamento, criar qualquer empecilho ao evangelho de Jesus.

No primeiro texto Paulo age como judeu para os judeus, para os que não vivem debaixo da lei como se ele mesmo não vivesse debaixo da lei (de Moisés), porém, ele está debaixo da lei de Cristo, isto é, ama a Deus acima de tudo e ao próximo como a ele mesmo.

Pensando na igreja, o amor é ainda mais qualificado, é amar uns aos outros da mesma maneira que Jesus nos amou (João 13:33-34). Nesse sentido é um novo mandamento.

“Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo.” – Gálatas 2:19

Quando estamos debaixo da lei de Cristo, não somos mesquinhos, não exigimos nossos direitos, pois pensamos no evangelho, em não atrapalhar a pregação do evangelho e faremos de tudo para que mais pessoas aceitem o evangelho ou para que não sejamos pedra de tropeço na vida dos irmãos ou dos que se aproximam de nós desejando ver em nossa vida o evangelho de Jesus sendo vivenciado e praticado.

“E ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, mas aquela que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé.” – Filipenses 3:9

“Assim, meus irmãos, também vocês morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para que pertençam a outro, a saber, àquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus.” – Romanos 7:4

Quem segue a lei de Cristo não busca primeiro os seus interesses. Foi o que Paulo pediu que os gentios aplicassem na questão da comida aos ídolos.

“É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve um irmão a tropeçar.” – Romanos 14:21

“Porque também Cristo não agradou a si mesmo; pelo contrário, como está escrito: “Os insultos dos que te insultavam caíram sobre mim.” – Romanos 15:3

Desta forma,viver debaixo da lei de Cristo é cumprir os dois maiores mandamentos, isto é, amar a Deus, amando ao próximo (Mateus 22:37-40).

II – APLICAÇÃO DA LEI DE CRISTO EM NOSSA VIDA

Deixe-me dar um exemplo meio grotesco: Flor de Liz, aquela deputada, disse: “não posso me divorciar, para não desonrar a Deus”. Assim, ela matou o marido, pois para ela o importante era manter uma imagem. Se ninguém descobrisse, poderia continuar “honrando” a Deus.

Davi também fez isso ao pecar com Bate Sebá e depois encobrir o seu pecado como se estivesse tudo bem.

A lei de Moisés levava a isso, pois exigia mais uma atitude externa. A lei de Cristo é mudança de coração, não são apenas os atos, mas as motivações de cada ato, que deve ser por amor a Deus e ao próximo.

“Porque eu afirmo que, se a justiça de vocês não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrarão no Reino dos Céus.” – Mateus 5:20

“Vocês ouviram o que foi dito: “Não cometa adultério.”
Eu, porém, lhes digo: todo o que olhar para uma mulher com intenção impura, já cometeu adultério com ela no seu coração.” – Mateus 5:27-28

Viver debaixo a lei de Cristo nos leva a querer perseguir dar o máximo para Deus, almejar a maior transformação possível. Não para ser salvo (isto era a motivação da lei de Moisés), mas, principalmente porque houve uma verdadeira mudança de coração.

Nas quartas-feiras, nós da igreja nos Pimentas, estamos lendo o evangelho, não para sermos salvos ou parecermos melhores que os outrtos, mas porque desejamos ser imitadores genuídos de Jesus. É por sermos salvos em Jesus que procuramos praticar a Palavra de Deus.

Exemplos práticos:

Podemos divergir naquilo que a Bíblia não é clara. Exemplo: Judas tinha condições de dizer não ao pecado? Já briguei feio com um irmão discutindo algo que podemos deixar para vermos na eternidade.

Na política não existe o lado de Deus, não vivemos num goveno teocrático. Exemplo: “cristão não vota no PT ou cristão não vota em Bolsonaro”. Todos os governos recebem a chancela de Deus. Desta maneira, o cristão sábio faz sua escolha política, mas não briga por ela ou deixa de amar o próximo em razão dela.

“Quem faz culto ‘on line’ está com falta de fé. Quem faz culto presencial é incosequente.” Vamos deixar que Deus julgue isso.

As opiniões são válidas, podemos discordar da opinião da pessoa, sem, porém a eliminarmos de nossa vida ou escandalizarmos o nome de Cristo por isso.

CONCLUSÃO

Viver debaixo da lei de Cristo é…
Amar a Deus acima de tudo me fará odiar o que Deus mais odeia, o pecado, tanto que Ele enviou seu filho para destruir o poder do pecado.

Amar ao próximo como criatura de Deus, à imagem e semelhança do nosso Pai celestial.

Amar aos irmãos em Cristo da mesma maneira que Cristo nos amou e entregou sua vida por nós.

Não precisamos das mais de 34 mil leis brasileiras…
Não precisamos dos 613 mandamentos da lei mosaica…
Hoje, quando o egoísmo é tão grande, precisamos, mais do que nunca, viver debaixo da lei de Cristo a seguir exemplificada:

“Não fiquem devendo nada a ninguém, exceto o amor de uns para com os outros. Pois quem ama o próximo cumpre a lei. Pois estes mandamentos: ‘Não cometa adultério’, ‘não mate’, ‘não furte’, ‘não cobice’, e qualquer outro mandamento que houver, todos se resumem nesta palavra: ‘Ame o seu próximo como você ama a si mesmo’” O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o cumprimento da lei é o amor.’” – Romanos 13:8-10

Que o amor de Cristo nos constranja, como constrangeu a Paulo: “um morreu por todos, logo, todos morreram” (2 Coríntios 5:14-15), para vivendo ou morrendo, vivamos para glorificar a Deus e amar ao próximo.

Mensagem pregada no culto dominical da Igreja de Cristo nos Pimentas, Guarulhos/SP., em 28 de março de 2021.