fbpx

VOLTANDO AOS PRINCÍPIOS 
BÁSICOS PARA PREGAR MELHOR

Jesus contou de um homem que queria uma casa própria e, comprou um terreno e construiu sem alicerces. Na primeira enchente contra aquela casa, ela caiu.

Ele era vizinho do homem que cavou profundamente até encontrar a rocha. Aí, então, lançou alicerces e sua casa ficou ligada à rocha e inabalável. Ele também enfrentou a mesma enchente que o seu vizinho sem alicerces, mas ao contrário do vizinho, sua casa tinha a firmeza de uma rocha e ficou inabalável.

Todos os domingos nós fazemos a mesma coisa. Isto não é tedioso quando nós entendemos o porquê. Quando não entendemos os fundamentos básicos, então reclamamos como alunos ignorantes perguntando por que estamos repetindo e fazendo algo que não vamos usar para as nossas vidas.

De fato, é ignorância pensar que não precisamos dos fundamentos. Esquecemos que vivemos de princípios fundamentais. Eles são os nossos alicerces. Seja a alimentação que você recebeu na infância à educação que os seus pais te deram. Você é hoje resultado de princípios básicos.

Bem, meu ponto aqui é falar sobre a mensagem dominical. Considerado o ponto alto do culto, a pregação é uma apresentação de muita leitura e de toda a sua vida. É neste momento que o pregador mostra o quanto se preparou, o quanto leu, o quanto deu importância aos fundamentos básicos do estudo pessoal da Bíblia. Estudar e pregar bem a palavra de Deus é coisa séria e, sendo assim, não deve ser tarefa para muitos.

“Meus irmãos, não sejam, muitos de vocês, mestres, sabendo que seremos julgados com mais rigor. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é um indivíduo perfeito, capaz de refrear também todo o corpo.” Tiago 3:1,2

Certa vez dividia uma apresentação com dois outros pregadores e pedi um esboço para cada um deles para que eu pudesse montar os slides da apresentação. Naquele momento vi que eles não sabiam os princípios elementares do preparo de uma mensagem.

Fazer esboço é uma atividade fundamental e universal. Você faz isso o tempo todo sem notar e mesmo sem saber que está fazendo. As nossas conversas mais corriqueiras dependem de um prévio preparo. Quando você perde uma discussão, é falta de saber fazer esboço. Às vezes você sabe na prática, mas erra na teoria e vice e versa.

Já na apresentação da mensagem de Deus no púlpito, você deve saber conscientemente e de propósito fazer a tarefa de casa, isto é, o seu próprio esboço. Outra definição de esboço é uma anotação visual e que pode ser replicada por qualquer pessoa que tenha o mínimo de preparo para expor uma mensagem. Porém se alguém pega o seu esboço e são anotações que não têm fundamento, não tem começo meio e fim, é uma bagunça, então você não está fazendo o básico.

Se alguém lhe perguntasse: o que é um esboço? O que você responderia? Se você não sabe o que responder a esta pergunta neste momento, então você não sabe fazer um esboço.

Uma resposta a esta pergunta poderia ser: “Um esboço é um sistema formal usado para pensar e organizar o seu papel. Por exemplo, você pode usá-lo para ver se suas idéias conectam-se umas às outras, em que ordem as idéias funcionam melhor, ou se você tem provas suficientes para sustentar cada um de seus pontos. Esboços podem ser úteis para ajudar você a ver o quadro geral.”

Uma mensagem sem um esboço é como uma casa sem alicerce. Quando uma pessoa apresenta uma mensagem sem um esboço, fica à deriva e sujeita às tempestades e enchentes, isto é, se for questionado sobre os pensamentos que apresentou, não vai saber defender sua tese, porque nem tem sequer anotação que o guiou para falar o que falou. Cairá em descrédito e, mesmo que estivesse indo para a direção certa, nunca vai poder ajudar àqueles que o ouvem por falta de estrutura.

Você quer pregar a palavra de Deus? Tome cuidado e tenha respeito pela Palavra e pelos que necessitam dela, isto é, todas as pessoas que a ouvem.

Se você quer pregar mas se recusa a voltar aos fundamentos básicos do preparo de uma mensagem, então será julgado com mais rigor porque certamente tropeçará no falar e, assim, não terá domínio sobre mais nada.

Antes de pregar para os outros, pregue para si mesmo começando com muita leitura, meditação, estudo, preparo, aplicação da Palavra para si mesmo primeiro e, quanto mais preparado estiver, peça ajuda para Deus para ter humildade e seja agradecido pelo privilégio de, por um momento, ser o porta voz da Palavra divina.