A Cidadania Celestial: Vivendo como uma Colônia do Céu na Terra

Este artigo foi escrito com base numa mensagem em que Howard Norton prega o evangelho com o tema: “Nossa Cidadania está no Céu (Our Citizenship is in Heaven – Date: 12/06/2020). Parte desta mensagem foi ouvida na celebração da vida de Howard e Jane Norton, falecidos em 2023. Ele fala das experiências sobre ter dupla cidadania ou mesmo não saber a que país pertence nesta terra em comparação com a cidadania celestial.

Ao abrir as Escrituras em Filipenses capítulo 3, somos convidados a refletir sobre a extraordinária realidade de nossa cidadania celestial. A cor do passaporte destaca e, nesse contexto, a cor e o brasão do passaporte representa o orgulho de ser um cidadão do seu país aqui na terra. Considera-se uma bênção ter nascido em um bom país. No entanto, a ênfase está na cidadania celestial, uma honra que traz consigo tanto privilégios quanto obrigações.

Cidadania Celestial em Filipenses: A leitura de Filipenses 3:20 ressoa fortemente – “Mas a nossa cidadania está nos céus.” Howard Norton compartilhou na mensagem uma experiência pessoal de sua família, em que alguns dos membros possui dupla cidadania, destacando a riqueza e as responsabilidades associadas. Sua filha, ao ler Filipenses, encontrou clareza sobre sua identidade: “Nossa cidadania está nos céus.” Este entendimento proporciona paz diante das incertezas terrenas.

Contexto Histórico de Filipos: Ao explorar o contexto histórico da igreja em Filipos, somos transportados para Atos 16, testemunhando a fundação dessa igreja em uma cidade romana. A descrição de Filipos como colônia romana destaca sua posição especial, onde a lei e a cultura romanas moldam seu modo de vida.

Características de uma Colônia Celestial: A metáfora de ser uma colônia do céu é expandida através de 1 Pedro 2:9, descrevendo os cristãos como uma “raça eleita, sacerdócio real, nação santa.” A comparação entre a sociedade filipense (colônia romana) e a igreja em Filipos (colônia celestial) revela diferenças marcantes em linguagem, vestimenta, relacionamentos familiares e conduta no trabalho.

Aplicação Atual: A mensagem convida a uma autoavaliação, instigando os ouvintes a considerarem sua conduta, linguagem, vida familiar e desempenho no trabalho. Em um mundo em constante mudança, a exortação é para coragem, lembrando que essa vida é temporária e que, como cidadãos celestiais, somos parte de algo eterno.

Ao concluir, reafirma-se a importância da cidadania celestial, superando qualquer passaporte terreno. Um convite é estendido àqueles que ainda não fazem parte dessa colônia celestial, convidando-os a confiar em Jesus. Em meio às adversidades, a esperança é ancorada na promessa de um corpo transformado, aguardando-nos nos céus. É necessário coragem e a certeza de que, como cidadãos do céu, nossa verdadeira casa está além das fronteiras terrenas.