fbpx

A Guerra Cultural Contra Os Valores Cristãos

Quando foi que você ganhou consciência do que era bom e ruim? Imagino que foi bem cedo. Às vezes acontece naturalmente através da descoberta entre erros e acertos, outras, alguém influencia você geralmente oferecendo uma oportunidade que deve ser escondida.

Desde então, estamos lutando para voltar à pureza e à simplicidade com a qual viemos para abençoar este mundo. O mundo impõe a sua cultura e costumes em todos e aproveitam-se da inocência e dos elos fracos. Aproveitam-se de corações imaturos.

“A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela” (Provérbios 22:15)

A correção para a estultícia é a vara. A estultícia é querer se aproveitar de oportunidades que, na prática, devem ser feitas longe dos olhos alheios ou com outros que pensam da mesma maneira. Deus, na sua imensa sabedoria, criou a consciência que pesa e até procura a vara da disciplina. Esta é a contra cultura cristã.

A GUERRA CULTURAL

Talvez você, como eu, se incomode pela cultura avessa aos bons costumes e à própria lógica que o mundo abraça e legaliza. Eles querem tudo: drogas ilícitas, satisfação de todos os seus prazeres, afronta à fé, oposição ao casamento instituído por Deus, sem regras e convenções e muitas outras coisas.

Nos dias atuais, uma guerra ferrenha tem sido travada contra os valores divinos em diversas esferas da sociedade. Esta guerra da cultura e libertinagem de alguns é evidente em várias áreas, desde a política até a mídia, desafiando os princípios fundamentais que moldaram as sociedades por séculos. Contradizem o bom senso e até o pouco conhecimento que a ciência traz e julga saber. Tentam calar a moral e os bons costumes que, julgam eles, criam regras proibindo seus vergonhosos comportamentos.

O comportamento das pessoas sem o mínimo conhecimento do porque das ditas regras e proibições cristãs ignoram que não é o que julgam, mas uma proteção da própria vida nesta terra. Os que praticam o pecado, expõem-se ao perigo de morte e quem vai matá-los? Não os autênticos religiosos, mas pessoas que tem outros pecados e condenam pecados que consideram piores ou mais vergonhosos do que os seus (Romanos 1:32).

ATAQUES À FÉ

Vários exemplos temos para ficar firmes contra as investidas de Satanás. Ele está desesperado e tanto odeia a Deus quanto a si mesmo porque já sabe que está condenado. Deus criou o paraíso para aqueles que depositam sua fé em Jesus. Ele não pode fazer nada contra Deus e o único recurso para atingir Deus é contra o ser humano, imagem e semelhança de Deus.

Vários personagens deixaram exemplo de fortaleza na fé quando foram atacados: Daniel, Shadrach, Meshach e Abednego, Esther, Pedro e João entre outros bons exemplos a seguir. O apóstolo Pedro viu a perseguição de perto e escreveu para àqueles que foram perseguidos:

“…sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:5-7 – Leia também 1 Pedro 2:11, 12; 1 Pedro 2:19; )

Os ataques à fé, moral, bons costumes, fidelidade, pureza e tudo o que Deus criou para nos proteger acontece nos elos fracos da sociedade. Tudo o que não presta tem se aprendido na escola, começa desde cedo até no jardim da infância. O mal não tem escrúpulos. Outro elo fraco são as mulheres. Sim, elas têm a sua força, mas através delas a vida acontece. Deus as abençoou, mas elas precisam ser protegidas, respeitadas e amadas. O mal as tem como alvo, porque vê nelas um ponto fraco. Não é por acaso que, na tentativa de salvar alguns de uma tragédia, prioriza-se as mulheres e crianças. Satanás também está priorizando as mulheres e crianças.

As armas de satanás hoje nem amedrontam. Ele usa a escola, a Internet, a música, a dança, os filmes, os desenhos infantis, a poesia, a educação, as amizades, a política, etc. Fique atento…

RESPOSTA À GUERRA CULTURAL

Alguém perguntou para o irmão Norton no alto dos seus mais de 80 anos o que ele faria se ele pudesse voltar no tempo. Ele respondeu:
– Eu leria mais a Bíblia.

Esta é uma resposta muito sábia! Não importa a sua idade, a sua experiência, o quão fundo você está no pecado. Leia mais a Bíblia. Nela nós desenvolvemos a fé, a pureza, a esperança, o amor e nela nós aprendemos o evangelho, o poder de Deus para salvar a humanidade. Esta é a resposta de fé contra a guerra cultural.

É a Bíblia que nos ensina que nossa guerra não é contra as pessoas e sim contra os “principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6:12). Devemos vestir a armadura dada por Deus para lutar e vencer.

Quanto às pessoas, vamos orar por elas e pedir as bênçãos de Deus. Vamos orar com fé e realmente pedir que elas sejam tocadas pela mão de Deus e, como nós, possam escapar.

“abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis” (Romanos 12:14)

Muitos de nós já estivemos ou ainda estamos flertando com a morte espiritual, consequências dos delitos e pecados e influência do “príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência” Efésios 2:1-3)

CONCLUSÃO

Estamos travando uma guerra espiritual. A nossa guerra não é contra as pessoas e sim contra um inimigo que já não é mais invisível e oculto. Vamos orar pelas pessoas e compartilhar com elas a solução para que saiam das garras do maligno que as engana com prazeres e mentiras que ele não vai cumprir. Vamos nos santificar para que possamos ter a esperança de ver a Deus. Nessa guerra, lembremos que Jesus já é vitorioso, de que lado você vai ficar?