fbpx

APRENDIZES DE DEUS

“O Senhor Deus me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado. Ele me desperta todas as manhãs; desperta o meu ouvido para que eu ouça como aqueles que aprendem.” – Isaías 50:4

“Ofereci as costas aos que me batiam e o rosto aos que me arrancavam a barba; não escondi o rosto dos que me afrontavam e cuspiam em mim.” – Isaías 50:6

Continuo minha caminhada nas páginas do Velho Testamento, ainda no livro de Isaías. No capítulo 50 inicia o terceiro dos quatro “cânticos do servo”, aplicado no Novo Testamento a Jesus Cristo e o versículo 6 mostra como o que acontece com o servo aqui acontecerá a Jesus, especialmente nos seus momentos de sofrimento.

Porém, quero chamar a atenção para alguma das características do servo, que deve fazer parte da busca de cada seguidor de Jesus, que deseja ser utilizado pelo Senhor Deus.

“O Senhor Deus me deu uma língua erudita”. O servo de Deus é estudioso, diligente em sua busca da vontade do Senhor (Efésios 5:17). Não é de estranhar que Jesus, logo no início do seu ministério, lendo o profeta Isaías, passa a ensinar na sinagoga.

Conhecimento da Palavra de Deus não vem por acaso, exige dedicação, estudo e perseverança. Lembro, no início de 1988, disse ao irmão que me instruía na Palavra, admirado por seu conhecimento bíblico: “Será que um dia conhecerei a Bíblia tanto quando você”. Ele me respondeu: “Se esforçar-se, poderá conhecer até mais”. Mais de 3 décadas se passaram, foi muita leitura da Palavra, meditação, aprendendo com outros servos de Deus experientes, participação em encontros e hoje conheço muito mais do que conhecia naquela época. Caso não tivesse investido no conhecimento da verdade de Deus, talvez ainda estaria como uma criança na fé, bebendo leite (Hebreus 5:13-14). Essa diligência no estudo não aplica-se somente no estudo da Bíblia, mas no aperfeiçoamento do conhecimento em geral. Do aluno na escola, sempre buscando a nota 10 ao profissional desejando sempre aperfeiçoar-se.

“Para que eu saiba dizer boa palavra ao cansado”. Sim, o servo de Deus tem como objetivo dizer boa palavra ao cansado com este mundo sem Deus. Uma palavra que cumpra a função das Escrituras Sagradas, isto é, ensinar, repreender, corrigir e educar na justiça de Deus (2 Timóteo 3:16-17). Também, pelo ensino das Escrituras, ajudamos as pessoas a serem consoladas e tenham a esperança de dias melhores (Romanos 15:4). Como é maravilhosa vermos pessoas, outrora cansadas e sem esperança, cheias de vigor após decidirem viver conforme os ensinos de Deus.

“Ele me desperta todas as manhãs; desperta o meu ouvido para que eu ouça como aqueles que aprendem.” É o que faço todos os dias, levantando às 5:30 da manhã. Quero aprender mais, meditar mais na Palavra, pois o servo de Deus é um aprendiz, constantemente está aprendendo mais de Deus. Por isso, o título “discípulo de Jesus” é o que mais gosto. Utilizo muito pouco o  título “evangelista”, minha função atual no corpo de Cristo. Ou ministro, líder, entre outros, que podem comunicar de forma errada. As pessoas gostam de títulos, creio que o melhor título é ser um humilde seguidor de Jesus, aprendiz do Mestre. Meus ouvidos, todas as manhãs estão despertos para aprender de Deus. Sempre.

Eis aí o desejo do coração do servo de Deus: ser ensinado por Deus para seu próprio crescimento, ter boas palavras para todos os que precisam e, finalmente, entender que é um eterno aprendiz, aluno de Jesus, aprendendo todos os dias do Senhor. 

Que seja este, mais e mais, o desejo do meu e do seu coração, meu irmão, meu amigo