fbpx

Boatos e Farsas

Falsos ossos de gigantes. Foto montagem de um concurso de Photoshop

“Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade” Joseph Goebbels – ministro da propaganda nazista.

A Internet é um instrumento incrível e que encurta até mesmo as distâncias para o conhecimento, para o sucesso e a distância da informação. Mas muitas vezes aproxima quem está longe e afasta quem está perto. Ainda assim tem sua utilidade em compartilhar através das redes sociais informações, conhecimento, matar a saudade, boatos, mentiras ostentações e enganações.

Já vi amigos, irmãos, pregadores e até presbíteros disseminando boatos infundados. Incorrem no erro da falta de verificar antes de compartilhar. Espera-se que não se comportem assim em relação à fé. Precisamos questionar o que lemos e ouvimos. Até Jesus se pôs à prova como se precisasse provar ser verdadeiro. Você lembra das farsas da Internet dos ossos de gigantes? Por falta de empenho em procurar a verdade, e confrontar as informações muitas lendas evangélicas ganham força e de tanto serem repetidas começam a circular como se fossem verdade. Devemos, antes e acima de tudo, pregar a palavra, falar da palavra, compartilhar a palavra e sermos fiéis só na palavra escrita de Deus. Ainda assim precisamos seguir o processo correto: texto, contexto, palavras, ideias, paráfrase, etc. Se não nos apegamos ao texto, não damos importância ao contexto, logo aparecem os pretextos. Os evangélicos fazem muito isso baseando-se em milagres que não podem ser comprovados e não passa pelo teste de uma leitura bíblica.

Boatos podem ser inevitáveis. Farsas com boas intenções podem aparecer, mas não devemos ter isso como base para a nossa fé. Cremos não porque vimos, mas porque conhecemos e andamos com Jesus. Devemos sempre lembrar que “Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” (Rm 10:17). Se você quer compartilhar a fé, fale de Jesus e Jesus é poderoso para transformar qualquer pessoa. A salvação vem pela Palavra e não por boas histórias, boatos e farsas bem intencionados (Tg 1:21).