fbpx

Como Vencer o Orgulho pela Fé ?

PERGUNTA – O que você já fez para alguém que demonstrou que você se importa com ela?Já realizamos coisas que demostraram às pessoas que nos importamos com elas, podem ser coisas compradas, uma atitude carinhosa e palavras faladas de carinho e de alerta.
Podemos demonstrar nosso afeto, nossa preocupação com certas pessoas, e naturalmente fazemos com os da família. Mas há situações em que por preocupação e cuidado, damos conselhos, alertamos de problemas futuros, e muitas vezes nossa preocupação é rejeitada pela pessoa.
Essa rejeição pode ocorrer por orgulho, por um sentimento que nos leva a pecar, deixamos de receber muitas bênçãos em nossa vida.

PROPÓSITO:
Aprender que a eficácia de um simples ato de fé em Deus, traz grandes mudanças significativas. Aprender a deixar o orgulho de lado e receber as bênçãos de Deus.

EXAMINANDO AS ESCRITURAS: 2 REIS 5:1-19

– Bem, nessa história vamos conhecer duas personagens, Eliseu o profeta, e Naamã um comandante do exército da Síria, nosso personagem principal. Vamos conhecer um pouco sobre essa história do passado.
Eliseu foi um profeta de Deus que realizou vários milagres ao longo de seu ministério. Morava em Samaria, na terra de Israel. Foi escolhido por Deus e Ungido para continuar o trabalho de outro profeta (Elias), o mesmo que enfrentou várias vezes o Rei Acabe e sua mulher JESABEL. E Elias foi o profeta que foi levado aos céus por um redemoinho enviado por Deus para busca-lo, e Eliseu foi o homem que acompanhou e viu Elias ir embora para morar com Deus (2 Reis 2:11). Após esse acontecimento, Eliseu recebe em dobro os mesmos poderes que Deus havia concedido a Elias (como era costume o filho mais velho receber em dobro a herança dele), para assim ser também um grande profeta de Deus em seu tempo (2 Reis 2:10). Como os milagres de Jesus, a maioria dos de Eliseu foram obras de bondade e misericórdia. Jesus em Lucas 4:25-27 cita o milagre concedido a Naamã.

Bem, nosso estudo ficará dentro do acontecido com Naamã. Por volta de 3000 anos atrás, o povo de Israel sofria opressões do povo da Síria. Naamã, foi um comandante fiel a seu Senhor (o rei da Síria). E Deus por meio de Naamã deu vitória ao exército da Síria, como castigo ao povo Israelita que quebraram o acordo com Deus (1 Reis 19:10).

Após a batalha vencida por Naamã, uma menina hebréia foi levada para ser escrava da mulher de Naamã, comandante do exército da Síria. Mesmo nessa circunstância, a menina mostrou bondade e se compadeceu de Naamã, que sofria da doença de lepra. Ela falou sobre Eliseu, um profeta em Israel, e sugeriu que este homem teria condições de curar a lepra de Naamã.

Naamã aceitou a sugestão e foi para Israel. Por meio do rei de Israel, ele conseguiu contato com Eliseu e foi até a casa do profeta. Eliseu não quis atende-lo pessoalmente e manda seu mensageiro chamado GEASI para orientar o comandante. A instrução foi simples:

(2 Reis 5:10)…dizendo para que ele se lavasse 7 vezes no Jordão, pois assim ficaria completamente curado da doença.

Naamã ficou indignado, porque a atitude do profeta não correspondeu às suas expectativas. Ele imaginou que Eliseu faria um ritual de cura pessoalmente, não que mandaria seu servo falar com ele, e mandar se mergulhar em um rio sujo! Ele até citou os nomes de rios melhores na sua própria terra. Ele foi embora bravo, mas os oficiais de Naamã conversaram com ele e o comandante mudou de ideia. Foi ao rio Jordão, mergulhou sete vezes e ficou completamente curado!

Bem, neste ponto Naamã voltou e insistiu que Eliseu recebesse uma oferta, um presente em pagamento pela cura, mas o profeta recusou, pois a glória e ofertas é para Deus, a quem merece.

VAMOS ANALISAR ALGUNS FATOS DESSA HISTÓRIA

1 – Suponha que você é Naamã. Em que ponto dessa história você seria tentado a desistir? O que lhe faria continuar?

Naamã tinha certas expectativas e se frustrou, ficou decepcionado com o profeta, sendo assim tentado pelo seu orgulho, em achar que merecia atenção pessoal do profeta, por se achar talvez alguém especial.

Em vários momentos de nossa vida somos tentados a desistir, por exemplo:
– Deus nos diz para vivermos uma vida simples, sem querer acumular coisas. Mas o mundo oferece uma vida de glória, glamur, festas e conquistas.
– Deus nos diz para o adorarmos conforme seu desejo. Mas o homem orgulhoso que se julga sabedor das coisas, muda os princípios divinos considerados ultrapassados, para algo novo, renovador, e estimulante ao homem. A adoração não é mais para Deus e sua vontade, e sim para o homem e seu prazer pessoal.
Há várias situações parecidas em que talvez tenhamos vivenciado em nossas vidas.
Como este momento da história de Naamã poderíamos ter desistido quando encontramos certa resistência, uma tarefa a ser realizada, ferindo seu bem maior, SEU ORGULHO ARROGANTE E PRETENCIOSO. Isso nos coloca acima de qualquer situação ou pessoa.
Deus nos deixou uma mensagem clara de como devemos viver, vejam:

Ler (Romanos 12:16)…diz assim…

Para isso, precisamos negar nosso orgulho egoísta, nossa insensatez, e aceitar o que Deus nos dá, como vimos Naamã aprender e fazer. Realizando as obras que Deus nos deu, com um coração simples, humilde e manso.
– Jesus em Mateus 11:29 nos deu o exemplo.
– O apóstolo Paulo em Efésios 4:2 e 1 Timóteo 2:2 nos exortou que devemos nos sujeitar a Deus realizando as obras com mansidão e humildade.

2. O que é notável na reação da jovem serva com a doença de Naamã? (v. 2-3)
Mesmo sendo levada cativa, se tornando serva da esposa de Naamã, ela não guardou mágoa, rancor, não alimentou ódio em seu coração. Mas olhou com olhos humildes, sentindo amor e misericórdia para com seu senhor.

Devemos vencer o mal com o bem. A menina escrava mostrou bondade para as pessoas que a maltratavam. Ela mostrou exatamente a atitude que os apóstolos ensinaram no Novo Testamento.

Vejam que em 1 Pedro 3:9-12 diz que não devemos pagar o mal com o mal, nem ofensa com ofensa, pois Deus é contra os que fazem mal. O que Deus espera é que devemos pagar a ofensa, ou o mal, com uma bênção à pessoa, e porque? Bem, quando Deus nos chamou para sermos servos dele, ele prometeu nos abençoar, e aos seus filhos ele ouviria suas orações.

Um simples ato de fé nas palavras de Deus, de bondade ao próximo, não importando quem seja, mesmo que seja seu inimigo, traz grandes mudanças, onde nós nem poderíamos perceber. Deixe Deus usar VOCÊ para abençoar outros. Viva em sujeição a Deus, em conformidade com os ensinos de Cristo, e terá uma vida com propósito verdadeiro. Vejam o que Jesus disse sobre amar o inimigo:

Ler (Mateus 5:43-48)…

A menina mostrou em um ato de Amor ao seu inimigo o que viver na dependência de Deus.

3. Qual foi a primeira atitude de Naamã para resolver seu problema? (v.4-6)
A atitude foi positiva, recebeu bem a instrução em seu coração, por isso CREU E OBEDECEU, buscando realizar o que foi dito.

Bem, essa é a atitude que todo Cristão deve ter com relação aos mandamentos de Cristo. Crer e obedecer. Uma fé que tem ação objetiva, buscar realizar o que foi dito.
Hebreus 11:6 já dizia que …Sem fé é impossível agradar a Deus. Mas existe os que dizem ter fé em somente Crer, mas não obedecer aos ensinos.

Vejam que em Tiago 2:19 faz uma pergunta clássica: Você crê que há um só Deus? E Deus mostra quem mais também crê: …Os demônios também crêem, e tremem de medo…Mas estes não obedecem aos meus ensinos.

Fé e obras andam juntas, pois pelas obras é que se confirma sua fé nas Escrituras. Uma fé obediente baseada nas palavras de Deus é a que leva VOCÊ E EU a fazer parte do REINO DOS CÉUS.
Ler (Tiago 2:26)…diz assim…

4. Aparentemente quem mostrou mais fé, o rei pagão da Síria ao enviar Maamã ou o rei de Israel ao recebe-lo (v.5)
É bem claro que o Rei da Síria foi quem teve uma fé em crer, por acreditar que alguém poderia fazer o bem a seu servo, então o liberou para ir o mais rápido até o outro rei, já com cartas de recomendações.
Nosso pronto atendimento a Deus funciona sempre ou é como a internet de casa, funciona de vez em quando…

5. Porque o profeta Eliseu não quis receber as ofertas e presentes de Naamã?
Em Eliseu vemos a procedência correta de um servo de Deus.
O servo fiel ao Senhor não vê sua obra como fonte de lucro. Eliseu recusou usar seus dons para adquirir riquezas. Até porque o que ele recebeu não veio dele e sim de Deus quem o concedeu para usar de forma justa, bondosa e misericordiosa.

É triste observar quantos homens que se dizem pastores da nossa época fazem exatamente o oposto. Por seus constantes apelos financeiros, praticamente vendem as supostas bênçãos.
Paulo avisou sobre homens como esses que comentamos, vejam o que ele disse:

Ler (1 Timóteo 6:3-6)…diz assim…
Ler (Romanos 16:17-18)…diz assim…

6. Naamã foi curado fisicamente. Que mudança espiritual aconteceu consequentemente no seu coração? (v.15-17)
Naamã logo após receber o milagre, reconheceu o Deus dos Israelitas como sendo o único e verdadeiro DEUS TODO PODEROSO.

E disse então ao profeta Eliseu que nunca mais faria sacrifícios e ofertas a outros deuses a não ser ao Deus de Israel.
Notamos que quando temos um contato físico real com Deus por meio de alguma bênção, nos tornamos mais dedicados, mais voltados a Deus, mais humildes em reconhecer que sem Deus não somos nada. Não é fácil ao ser humano reconhecer que precisa se subordinar, e viver na dependência em tudo de Deus. Para isso é preciso mudar nosso conceito de bem estar, pois o homem do mundo se sente bem quando conquista coisas materiais, mas o homem de Deus se sente bem ao realizar a vontade daquele que o chamou das trevas para sua maravilhosa luz, Jesus o Deus unigênito.

VAMOS FAZER MAIS ALGUMAS APLICAÇÕES FINAIS PARA NOSSA VIDA:

1 – Todos nós temos uma tendência humana ruim de ver somente os pontos fracos do nosso próximo, mas Deus não pede isso. Deus espera que avaliemos nossa vida diante de Deus e dos homens, para conseguirmos enxergar qual ou quais são nossos pontos fracos, onde é que sou fraco e peco constantemente, para então mudar nosso comportamento.

E quais pontos fracos poderiam ser?
– Será que é no falar? Não controlo minha língua?
– Será que meus olhos me levam a pecar ? E por consequência devo ter desenvolvido uma consciência cauterizada, rejeitando a consciência divina como diretriz em minha vida?
– Será que deixando de fazer o mal, estou fazendo o bem, ou negligenciando?
Vamos dar um passo de cada vez. A busca constante dia a dia das palavras de Cristo e a pratica constante do que aprendemos nos leva ao crescimento espiritual. Começamos assim a produzir frutos de transformações necessárias para o bom desempenho e desenvolvimento pessoal como membro do corpo de Cristo.

2 – Os servos de Naamã não deixaram passar a oportunidade de fazer o bem, exortar, alertar, aconselhar seu senhor. Essa atitude mostrou confiança, fé em que tudo poderia acontecer conforme o profeta tinha dito.

Se os servos de Naamã tivessem deixado pra lá, não tivessem crido no que o profeta disse, e não aconselhasse seu senhor, então a benção não teria chegado a Naamã.
Aproveite todas as oportunidades para oferecer a salvação em Cristo, como avisar do perigo os que estão longe de Cristo, do risco de não se sujeitar aos mandamentos de Deus, de deixar de viver na dependência de Deus.

3 – Não deixe o orgulho tomar conta de sua vida, é por ele que pecamos, e deixamos de receber bênçãos e abençoar aos que estiverem ao nosso lado.

CONCLUSÃO:

Vimos que a pior lepra de Naamã era seu ORGULHO ARROGANTE E PRETENCIOSO.
Deus quer fazer milagres em nossa vida, quer nos curar completamente também.
Veja o que Deus fez por Naamã e pode fazer por nós também!
– Naamã chegou leproso em Israel e voltou curado!
– Chegou perdido, e voltou salvo!
– Chegou idólatra, e voltou adorando o Deus vivo e verdadeiro!

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS EM NOME DE CRISTO. AMÉM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *