fbpx

O Pedreiro e o Lapidário

Quando criança, lá em Cajazeiras, tive a oportunidade de ver de perto o trabalho de pedreiros abrindo espaço na rocha para a construção de casas; assim como já vi artista com seu martelo talhando rochas para transformar em lindas joias e obras de arte. Estes dois trabalhos, embora sejam com a mesma matéria-prima, são executados de maneira muito distinta: para limpar um terreno, o pedreiro usa a dinamite para abrir a rocha e, mesmo se tratando de algo rígido, é preciso cautela e cálculo preciso para não deixar o terreno imprestável e aproveitar ao máximo o material da rocha que foi despedaçada. Já para a obra de arte, o lapidário utiliza ferramentas que possam perfurar, moldar, dar brilho, tirando pequenas lascas que, pouco a pouco, irão proporcionar estrutura e forma à dura pedra.

“Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?” (Jeremias 23.29)

O versículo no livro do profeta Jeremias fala que o trabalho de Deus se aproxima mais do Lapidário que vai tirando lascas da pedra que, sem destruir a pedra bruta, usa o martelo com perícia para obter algo único. Se você já se rendeu à Palavra, sabe bem que a Palavra de Deus bate certeira nos veios do coração endurecido. Marteladas precisas vão tirando lascas de vaidade, desconfiança, avareza, orgulho, egoísmo, desamor, preguiça, falsidade… e, assim, vai desfazendo o bloco insensível para dar lugar a um lindo receptáculo de vontade de Deus.

Parece, em alguns momentos, que o trabalho do poderoso “artista” está sendo feito com dinamite, eu bem sei que dói, incomoda, nos tira da zona confortável que tanto apreciamos. Todos os dias somos desafiados a permanecer em transformação, seja negativa, ou positivamente; quem pode saber ao certo o que o espera nesse dia? As oportunidades de transformação são inevitáveis!

Para os seguidores de Jesus, há uma motivação real para aceitar a dor advinda da transformação: A certeza de que o “Lapidário”, que é o Senhor Deus Todo Poderoso, fará Seu trabalho de modo perfeitamente calculado para não dilacerar a rocha que reveste nosso coração. Se nos colocarmos nas mãos dEle, receberemos golpes certeiros através da Sua Palavra, então o quebrantamento verdadeiro acontecerá e seremos lapidados a cada dia para sermos a obra de arte que Deus planejou em nós.

“Vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.” (Ezequiel 36:26-27)