fbpx

Mansos… Como Deus e Como Jesus

Responda para você mesmo:

Você é uma pessoa que leva desaforo para casa, que “engole sapos” ou você é do tipo “bateu, levou…”, que não pensa duas vezes antes de responder e, responde “na lata”, afinal “fulano merecia ouvir algumas verdades”?

Você gosta de ser assim? E melhor: o que você tem ganhado ao ser uma pessoa assim?

Gálatas 5:22 fala do fruto do Espírito e, entre eles, Paulo diz que o fruto do Espírito é MANSIDÃO, qualidade da pessoa que é mansa.

O que é ser manso?
Dicionário: dócil, tranquilo, paciente, tranquilo, sereno, sossegado…
No entanto, isso tem mais a ver com o temperamento. Há pessoas que são assim naturalmente. Somente estas podem ser mansas? A resposta é não.

Para alguns, manso é ser fraco, covarde, omisso, não tomar posição. Jesus era um homem manso e Ele está longe dessa ideia.

Outros significados chamaram-me a atenção: amansado, desbravado, domesticado, dominado, domado…

Estes, sim, têm a ver com aquilo que pode acontecer com alguém dominado pelo Espírito Santo, que se tornou um nova criatura (2 Coríntios 5:17) e que tem poder para reduzir o seu corpo e suas vontades a escravidão de Cristo (1 Coríntios 9:27).

APRENDENDO COM MOISÉS E COM JESUS

Aprendendo com Moisés

“Moisés era um homem muito manso, mais do que qualquer outro sobre a terra” – Números 12:3

Este texto sempre me chamou a atenção. Moisés está longe da ideia de pessoa fraca que a palavra manso trás para alguns. Afinal, foi um homem que liderou o povo de Israel, que de uma vez só mandou matar 23 mil pessoas que tinham adorado o bezerro de ouro – está longe da ideia de mansidão que pensamos. Porém, ele estava seguindo as ordens expressas de Deus.

No capítulo 12 de Números, Moisés é criticado por seus irmãos, Arão e Miriã. Quando somos criticados aparece a oportunidade de mostrarmos o quanto somos ou deixamos de ser mansos – ninguém gosta de ser criticado.

Nossa tendência natural e humana: nos defender, responder a altura, dar o troco, nossas vingancinhas.

A razão da crítica de Arão e Miriã parece ser apenas inveja de Moisés em sua liderança com o povo de Israel e sua comunhão com Deus (vs. 2).

Por que Moisés é chamado de homem mais manso da terra? Ele não respondeu, não precisava provar que estava certo – o próprio Deus fez a sua defesa.

O que ele ganhou com isso? – vs. 8, 13 – Foi defendido pelo próprio Deus e ouvido por Deus quando pediu que Miriã fosse curada da lepra que recebeu como castigo de Deus por sua crítica ao profeta de Deus.

Mansidão, portanto, não é ser fraco, mas ter o poder de dar o troco, de responder a altura, até ter as armas para atacar e se vingar, mas decidir não utilizar essas armas ou utilizar somente aquilo que Deus permite que seja utilizado.
No futuro, ao ferir a rocha em Números 20, Moisés perde a cabeça e momentaneamente deixa de ser manso e ter controle, assumindo ele mesmo a maneira de tratar o povo de Israel. Ele não deixou que Deus cuidasse daquilo, ele mesmo quis punir e por isso não entrou na Terra Prometida. Que tragédia, um momento de falta de mansidão custou a Moisés ter o privilégio de olhar a Terra Prometida, mas não entrar (Deuteronômio 34:4).

Aprendendo com Jesus, o exemplo máximo e perfeito de mansidão

“Porque para isto mesmo vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo para que vocês sigam os seus passos. Ele não cometeu pecado, nem foi encontrado engano em sua boca. Pois ele, quando insultado, não revidava com insultos; quando maltratado, não fazia ameaças, mas se entregava àquele que julga retamente, carregando ele mesmo, em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Pelas feridas dele vocês foram sarados.” – 1 Pedro 2:21-24

Jesus, quando ultrajado entregava-se àquele que julga retamente, isto é, deixava nas mãos de Deus. Jesus, ao ser preso, disse que poderia rogar a Deus e ele mandaria mais de 12 legiões de anjos para o defender (Mateus 26:53) – um anjo somente matou 185 mil pessoas no Velho Testamento. Mas o Mestre “guardou sua espada”, isto é, controlou o seu poder.

Jesus tinha o poder, mas decidiu deliberadamente não utilizar. Na realidade Deus é o maior exemplo de mansidão, pois, sendo o Todo-Poderoso, sabe utilizar bem seu poder, tem todo o controle.

Há uma sútil diferença entre ser medroso, covarde e ser manso. O primeiro age movido pelo medo, já o segundo pela segurança que Deus lhe dá, uma capacidade de autocontrole.

Ser manso é decidir não utilizar as armas contra aquela pessoa. É ter as palavras, as atitudes, as ações que poderiam ser utilizados contra alguém, mas, porque não tem a permissão de Deus, decide-se não utilizar por causa da mansidão e do domínio próprio que se tem.

Na Bíblia outro grande exemplo de mansidão é Ana, mãe de Samuel que, ao invés de se vingar de Penina, que a importunava, contava para Deus que, no final, foi seu vingador

“Não paguem a ninguém mal por mal; procurem fazer o bem diante de todos. Se possível, no que depender de vocês, vivam em paz com todas as pessoas. Meus amados, não façam justiça com as próprias mãos, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito: “A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.” Façam o contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber; porque, fazendo isto, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele.” – Romanos 12:17-20

Façamos de Deus nosso Vingador pessoal. Ele pode e sabe nos vingar. Diante de injustiças, aprendamos a falar assim com Deus:

“O Senhor, está vendo o que fulano está fazendo comigo, julgue o Senhor entre eu e ele” – Davi teve essa atitude com relação a Saul. Davi tinha um temperamento explosivo. Foi aprendendo a ser manso, dominado por Deus e por duas vezes teve a oportunidade de eliminar aquele que o perseguia, mas recusou-se, pois, sabia que Saul, com todos os seus erros, era um ungido de Deus. Por isso deixou que Deus agisse.

Nesses 15 anos na igreja nos Pimentas, já comprei briga com muitos irmãos, respondendo críticos, falando aquelas palavras que alguns mereciam. Porém, nos últimos anos, tenho aprendido a “engolir sapos”, contando tudo para Deus e deixando que Ele cuide.
Às vezes vejo pessoas tentando me prejudicar, mas tenho aprendido a esperar na justiça que somente Deus pode dar, pois meu desejo é esmurrar o meu corpo, minhas vontades e reduzi-los à escravidão de Jesus (1 Coríntios 9:27.

CONCLUSÃO

É fácil ser manso? Talvez para quem tem um temperamento mais controlado. Porém, geralmente, não é fácil.

É possível? Sim! Para todos nós que temos o Espírito de Cristo, “pois o amor de Cristo nos constrange”, diz Paulo em 2 Coríntios 5:14.

Nem todos somos dóceis, nossa personalidade foi formada a partir de experiências e muitas vezes fomos sendo endurecidos.

Mas com Jesus, decidindo confiar em Deus como nosso Vingador e deixando o Espírito Santo agir em nós, vamos aprendendo a ser mansos como Moisés, como Paulo, como Ana e, principalmente, mansos como Jesus.

Que Deus nos abençoe.