fbpx

Deus é o Senhor da nossa história – O EVANGELHO DE LUCAS

“E aconteceu que, enquanto Zacarias exercia o sacerdócio diante de Deus na ordem do seu turno, coube-lhe por sorteio.” – Lucas 1:8

“Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do Império para recensear-se.” – Lucas 2:1

“José também saiu da Galileia, da cidade de Nazaré, e foi para a Judeia, até a cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi” – Lucas 2:4

“E aconteceu que, estando eles ali, chegou o tempo de ela ter a criança.” – Lucas 2:6

Textos como os destacados hoje mostram que Deus é o Senhor da história:

Ele é o Senhor da história, quando derruba impérios e levanta impérios, é Senhor da história de Roma, pois “casualmente” César Augusto decreta o recenseamento que levará José, da cidade onde mora, Nazaré, para Belém, cidade onde nasceu, onde nascerá Jesus, o Messias prometido no Velho Testamento como nascido em Belém (Mateus 2:4-6), o Salvador do mundo.

Deus também é Senhor de um sorteio que escolherá o sacerdote naquele dia para oferecer incenso, a fim que o anjo Gabriel comunicasse a Zacarias do nascimento do seu filho, João Batista, que seria o precursor de Jesus, o Salvador do mundo.

Se Deus é Senhor da história mundial, dos grandes, médios e pequenos acontecimentos, imagine na minha e na sua vida. Textos como estes enchem o meu coração de esperança, quando acordo a cada manhã pensando nos desafios, nas dificuldades e nos compromissos.

Tenho certeza de que, como eu, você que lê este artigo, tem nos seus pensamentos situações, pessoas e acontecimentos com potencial para tirar a sua paz e sua alegria. Talvez situações estejam assustando você, possíveis acontecimentos que você pensa: “e se isso acontecer?”. Dependendo do que seja, só de pensar, já ficamos inseguros, amedrontados e angustiados.

Calma! O texto de hoje mostra como Deus é o Senhor da história. Ele é poderoso, sempre, para agir. Nada é impossível para Ele como afirma o anjo Gabriel (1:37). Talvez sua tristeza, como a minha em muitos momentos, seja a tristeza de ver um irmão se afastando do Senhor. Vamos! Contemos para Ele que é poderoso para mover céus e terra a favor dos seus (Isaías 13:13 e Ageu 2:6).

Há um cântico que diz: “Que segurança! Sou de Jesus.” De fato, o texto destacado hoje mostra o quanto o Senhor dos Exércitos é poderoso para agir sempre, nada escapa ao seu controle.

Ele é Senhor da história do Universo, da história mundial, da história do Brasil e da minha e sua história pessoais. Confiemos, portanto, nele, e coloquemos no Senhor toda a nossa esperança.

Que segurança! Sou de Jesus.