fbpx

DEUS RESPONDE MELHOR DO QUE TEMOS CAPACIDADE DE PERGUNTAR

A história de um rei piedoso, perseguido pelo seu próprio filho e encurralado em um canto mortal, nos ensina uma verdade libertadora sobre a oração.

Essa é uma das grande histórias trágicas nas Escrituras. Absalão, filho de Davi, se aproveitou do amor de seu pai e conspirou contra ele. A rebelião era chegada e Davi não tinha outra opção a não ser fugir de Jerusalém na esperança de viver para lutar outro dia.

Então Davi disse aos conselheiros que estavam com ele em Jerusalém: “Vamos fugir; caso contrário não escaparemos de Absalão. Se não partirmos imediatamente ele nos alcançará, causará a nossa ruína e matará o povo à espada”. 2 Samuel 15:14 NVI

À medida que Davi se retira, caminhando e chorando, com a cabeça coberta de vergonha e descalço, tudo parece ficar pior. Ele fica sabendo que seu conselheiro mais estimado, Aitofel tinha se juntado a Absalão (2 Samuel 15:12). Os conselhos de Aitofel eram considerados por Davi como vindos da parte de Deus.

Naquela época, tanto Davi como Absalão consideravam os conselhos de Aitofel como se fossem a palavra do próprio Deus. 2 Samuel 16:23 NVI

No entanto, mesmo diante de um momento tão desesperador, quando Davi poderia ter desmoronado ou se afundado em murmuração, raiva ou auto-piedade, ele se volta para Deus em oração:

Quando informaram a Davi que Aitofel era um dos conspiradores que apoiavam Absalão, Davi orou: “Ó Senhor, transforma em loucura os conselhos de Aitofel”. 2 Samuel 15:31 NVI

Argumento improvável

É verdade que a oração parece totalmente improvável, senão impossível, humanamente falando. Aitofel havia sido sábio em todos os seus conselhos. Pedir que os conselhos de Aitofel se transformem em tolice seria tão difícil de se realizar quanto pedir que o sol parasse. No entanto, esses são exatamente os momentos pelos quais Deus nos deu oração. Ele abre seus ouvidos para seu povo. Não para invocar mais confortos para uma existência já confortável, mas precisamente para os momentos em que a vida e a morte estão em jogo.

“A oração també é para virar a maré, para mudar o curso aparente da história.”

A oração não é um exercício de indicar com antecedência o que já parece ser o curso natural da ação. A oração não é para fazer uma suposição educada, em voz alta, para Deus, sobre o que parece já estar acontecendo. E certamente não é para aconselhar a Deus sobre como as coisas devem ser, como se Ele precisasse de um conselheiro.

“Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? ”  “Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? ” Romanos 11:34,35 NVI

A oração também é para momentos de desespero e momentos terríveis, quando estamos encurralados – quando, humanamente falando, o resultado desejado, e o que parece ser nossa última chance, é dolorosamente improvável de acontecer, e precisamos de Deus. Precisamos que ele intervenha.

Em muitas situações estamos totalmente perdidos e sem esperança se não fosse a Providência de Deus alterando o curso natural do desastre. Mas se ele é Deus, se está ouvindo e se age, temos uma chance de lutar. Mesmo causa e efeito não vencem. Deus quer. Então, David ora.

Deus faz o impensável

Assim que Davi orou, Husai, o arquita, um amigo leal, o encontra (2 Samuel 15:32). Davi orou para que o conselho de Aitofel não tivesse sucesso, mas agora Davi também age com fé. Ele envia Husai para se infiltrar entre os que serviam a Absalão, para agir como um espião e talvez até “frustar o conselho de Aitofel” (2 Samuel 15:34).

“A oração também é para momentos de desespero e momentos terríveis, quando estamos sem saída.”

Husai segue o plano e é recebido na conspiração de Absalão, como aconteceu com Aitofel. Uma das primeiras coisas que Aitofel pretendia fazer era perseguir David e alcançá-lo enquanto ele recuava. Aitofel fala: “Persiga David esta noite. . . enquanto ele está cansado e desanimado ”(2 Samuel 17: 1–2). Normalmente, este é um conselho sábio. “E o conselho parecia correto aos olhos de Absalão e de todos os anciãos de Israel” (2 Samuel 17: 4). O grande sábio falou, e isso parecia dado como encerrado. Significaria o fim para Davi – não fosse por Husai, que então fala.

“Desta vez, o conselho que Aitofel deu não é bom” (2 Samuel 17: 7). Ele então descreve Davi não como um homem fraco e desanimado, mas como poderoso, feroz e experiente em guerra. E Deus faz o impensável: leva o coração de Absalão e de todos os homens de Israel a dizer: “O conselho de Husai, o arquita, é melhor do que o conselho de Aitofel”. O quê? Esta é uma reviravolta impressionante nos acontecimentos. Uma impossibilidade, sem precedentes. Só o próprio Deus pode transformar os corações assim.

Em 2 Samuel 17:14 temos a explicação: “pois o Senhor tinha decidido frustrar o eficiente conselho de Aitofel a fim de trazer ruína sobre Absalão”.

Ninguém poderia ter previsto isso acontecer. Mesmo Davi não previu isso no momento de sua oração. A palavra ilusória de Husai venceu; os planos conspiratórios começaram a fracasssar e logo viria o fim de Absalão e a salvação para Davi.

Ele responde melhor do que nós perguntamos

Então, Deus respondeu à oração de Davi. Como isso de deu? Lembre-se de como o rei orou: “Ó Senhor, por favor, transforme em loucura o conselho de Aitofel” (2 Samuel 15:31). Deus não respondeu a essa oração. Na verdade, 2 Samuel 17:14 confirma que Aitofel deu “bons conselhos”. No entanto, não encontramos nenhum lamento de Davi de que Deus não respondeu sua oração. Nenhuma reclamação de que o Senhor escondeu seu rosto, ou que seus ouvidos estavam tapados, ou que ele não podia ver. Sem luto ou frustração.

Davi fez uma oração aparentemente impossível, deu um modesto passo de fé e confiou em Deus para operar a salvação por ele. Davi gostava de orar e louvar a um Deus que tem o hábito de responder melhor do que pedimos.

Nenhum roteirista poderia adivinhar

Em seu comentário sobre 2 Samuel , Dale Ralph Davis observa,

Assim que [Davi] ora, Yahweh começa a responder à sua oração – e isso de uma forma que nenhum roteirista poderia imaginar. Nossas orações tratam do quê; As respostas de Deus lidam com o quê, como e quando. E como o como pode nos surpreender!

Nosso Deus tem prazer em nos libertar de ser o autor de nossas próprias histórias de salvação. Quando oramos, não é nosso trabalho prever como Deus pode trazer o resgate e expor os detalhes.

A maioria de nós, pais, ficaria um pouco aborrecido, senão muito, se nossos filhos não apenas pedissem as coisas, mas também insistissem em definir exatamente como devemos fazer para atender aos pedidos. É uma alegria para o pai surpreender os filhos com os meios, senão com os fins.

Felizmente, mesmo quando tentamos aconselhá-lo, nosso Pai Celestial é paciente. Ele suporta nossa imaturidade. Ele também quer nos livrar do sentimento de que precisamos dar-Lhe instruções. Podemos confiar que Suas formas de responder às nossas orações, de acordo com a Sua boa vontade, são mais deslumbrantes do que podemos sonhar. Ele consegue responder melhor do que pedimos.

Não precisamente, mas substancialmente

Nós podemos ver Deus responder muito melhor do que pedimos. Junto com o coração do Pai (Lucas 11: 11-12) e o Espírito Santo (Romanos 8: 26-27), temos um grande incentivo para orar e continuar orando. Não é para se desanimar diante das nossas fraquezas, nossa ignorância e nossa incapacidade de aconselhá-lo, mas sim um bom motivo para continuar pedindo àquele que sabe dar melhor do que sabemos pedir.

Ele sabe. “o Pai sabe” (Lucas 12:30). Nós não. “Não sabemos o que orar como devemos” (Romanos 8:26). Seus julgamentos são insondáveis; seus caminhos, inescrutáveis ​​(Romanos 11:33) – o que é mais uma razão para perguntar a Ele.

Já respondido

Quando Paulo escreve que “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos” ( Efésios 3:20), ele não é um otimista exagerado. Ele não está nos pedindo que esperemos romanticamente que “o melhor ainda está por vir” sem provas sólidas no passado e no presente. Paulo fundamentou suas palavras na Verdade do Evangelho. Estávamos mortos em pecados, e Deus nos deu vida junto com Cristo. Estávamos separados e alienados, sem esperança, e Deus nos aproximou pelo sangue de Cristo.

No Evangelho, nosso Deus já respondeu melhor do que poderíamos ter pedido. Cristo veio, morreu, ressuscitou – e embora muitas vezes não saibamos exatamente como orar, sabemos que nosso Pai tem prazer de ouvir nossos pedidos e superá-los.