fbpx

O PAPEL DOS APÓSTOLOS DE Cristo – O EVANGELHO DE LUCAS

“Naqueles dias, Jesus se retirou para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos.” – Lucas 6:12-13

A escolha dos 12 apóstolos e o que isto significou para a igreja. Foi uma escolha tão importante que Jesus passou a noite orando antes de chamá-los, já que nessa época ele tinha muitos discípulos. Importante destacar que todo apóstolo é um discípulo, mas nem todo discípulo é um apóstolo.

A palavra apóstolo significa “mensageiro” ou “enviado” e na Bíblia refere-se aos 12 chamados, depois acrescentado de Matias, que substituiu Judas (Atos 1:26)) e posteriormente Paulo (Atos 9:15), como ele mesmo diz, como um chamado fora de época (1 Coríntios 15:8). Barnabé, indiretamente, também foi chamado de apóstolo (Atos 14:4).

Foram os 12 apóstolos, entre os discípulos, os mais próximos de Jesus e a eles o Senhor ensinava lições que não falava com as multidões (Mateus 13:11).

Foram os apóstolos, com destaque para Pedro, que pregaram a primeira mensagem, que participaram do estabelecimento da igreja, que iniciou com quase 3 mil pessoas acrescentadas (Atos 2:41).

Na igreja primitiva somente os apóstolos tinham poder para realizar milagres (Atos 2:43 e 4:33), mas tinham também autoridade para passar esse poder para outros que não fossem apóstolos, como, por exemplo, Estêvão e Filipe (Atos 6:5-6, 8 e 8:4-8). Era um poder tão impressionante que certo mágico, Simão, ofereceu dinheiro a Pedro para comprar (Atos 8:18-24).

A maioria dos livros do Novo Testamento foram escritos por apóstolos, com exceção dos evangelhos de Marcos e Lucas, o livro de Atos, a carta aos Hebreus (cujo escritor é desconhecido, apesar de muitos apontarem Paulo) e as cartas de Tiago e Judas.

Nesse sentido, no início da igreja, quando ainda estavam sendo escritos os livros do Novo Testamento, os apóstolos eram as “bíblias”, pois, pelo poder do Espírito Santo, recebiam diretamente de Deus a mensagem a ser transmitida. Uma vez encerrado o Novo Testamento, ninguém mais tem essa autoridade.

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.” – Atos 2:42

É interessante notar que a igreja de Jesus é apostólica, uma vez que fundamentada nos apóstolos, conforme escrito pelo apóstolo Paulo, responsável por escrever 13 ou 14 livros da nova aliança.

“Assim, vocês não são mais estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular.” – Efésios 2:19-20

Importante ressaltar que já no primeiro século, falsos apóstolos apareceram e por isso Paulo escreveu sobre as qualificações dos apóstolos, quais sejam, serem chamados diretamente por Jesus e visto o Senhor ressurreto, o que aconteceu, mesmo com Paulo, na estrada de Damasco. Paulo também denunciou esses falsos apóstolos e a igreja em Éfeso foi elogiada por desmascará-los.

“Porque esses tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.” – 2 Coríntios 11:13-14

“Sei que você não pode suportar os maus e que pôs à prova os que se declaram apóstolos e não são, e descobriu que são mentirosos.” – Apocalipse 2:2b

Na visão de João, no livro de Apocalipse, capítulo 4, o apóstolo nota 24 anciãos, que representam o povo de Deus em todas as épocas reinando com Cristo, 12 tribos de Israel no Velho Testamento e 12 apóstolos no Novo. Na mesma visão, aparece a Cidade Santa, a Nova Jerusalém, há nela 12 fundamentos e neles estão escritos os nomes dos apóstolos (21:14).

Na Bíblia, o próprio Jesus, uma única vez é chamado de apóstolo, uma vez que foi o mensageiro que trouxe a vontade de Deus para o mundo. Isso mostra que a mensagem de Deus no Novo Testamento, mesmo escrito pelos apóstolos e profetas, tem em Jesus o grande mensageiro.

“Por isso, santos irmãos, vocês que são participantes da vocação celestial, considerem atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus.” – Hebreus 3:1

Finalmente, nos dias de hoje, há grupos religiosos nos quais pessoas têm tomado para si o nome de apóstolos. Pura heresia e deturpação das Escrituras, pois nenhum deles têm as qualificações de um verdadeiro mensageiro de Deus no sentido de ser chamado de apóstolo e o real objetivo dessa heresia é, através desse título, dominar àqueles que pertencem aos seus grupos. Paulo afirma que ele foi o último apóstolo escolhido por Jesus.

“Por último, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo.” – 1 Coríntios 15:8

Eis a razão de Jesus ter passado a noite orando antes de escolher seus apóstolos, tão importantes no início da igreja e escritores da maioria dos ensinos da Nova Aliança, que rege a igreja de Deus até a volta do seu Senhor.