fbpx

SERÁ O PREGADOR APENAS UM PALHAÇO?

“Quanto a você, filho do homem, os filhos do seu povo falam de você junto às paredes e nas portas das casas, dizendo um ao outro, cada um ao seu irmão: ‘Venham, vamos ouvir a palavra que procede do Senhor.’

Eles vêm até você, como o povo costuma vir, assentam-se diante de você como meu povo e ouvem as suas palavras, mas não as põem em prática. Com a boca, professam muito amor, mas o coração deles só ambiciona lucro. Para eles você não passa de alguém que canta canções de amor, tem uma bela voz e é um bom músico, porque ouvem as suas palavras, mas não as põem em prática.” – Ezequiel 33:30-32

O capítulo 32 de Ezequiel é rico em lições, porém, o texto destacado chamou-me muito a atenção: o dilema do profeta, do pregador, muitas vezes elogiado, porém, as palavras ditas são desprezadas, pois os ouvintes não desejam mudança de vida.

Alguém já disse que, às vezes, o pregador, o mensageiro de Deus, é tratado como um palhaço, apenas serve como diversão para apresentar o seu show.

Às pessoas “pagam o ingresso” para ouvir o mensageiro de Deus, isto é, gastam seu tempo e dinheiro para o deslocamento, pois gostam de ouvir o “show” do mensageiro. No texto de hoje Deus diz que o pregador “não passa de alguém que canta canções de amor, tem uma bela voz e é um bom músico”, porém, não estão interessados no conteúdo.

Acontece, sim, depois de uma mensagem alguém nos procurar e dizer: “gostei, boa mensagem”. Lembro de um desses pregadores, mais diretos, que dizia: “Gostou? Agora vá e pratique o que você aprendeu hoje!”.

Lembra um do pouco do que disse João Batista às multidões de sua época, que iam ouvi-lo:

“João dizia às multidões que saíam para ser batizadas: — Raça de víboras! Quem deu a entender que vocês podem fugir da ira vindoura? Produzam frutos dignos de arrependimento! E não comecem a dizer uns aos outros: “Temos por pai Abraão”, porque eu afirmo a vocês que Deus pode fazer com que destas pedras surjam filhos a Abraão.” – Lucas 3:7-8

Ou mesmo o Senhor Jesus: 

“Nem todo o que me diz: “Senhor, Senhor!” entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus… Então lhes direi claramente: “Eu nunca conheci vocês. Afastem-se de mim, vocês que praticam o mal.” – Mateus 7:21,23

Mesmo assim, com tudo isso, o pregador, o mensageiro, chamado neste capítulo de Ezequiel de atalaia, jamais deve deixar de pregar, pois eis as palavras fortes de Deus.

“Se eu disser ao ímpio que ele certamente morrerá, e você não falar, para advertir o ímpio do seu mau caminho, esse ímpio morrerá na sua maldade, mas você será responsável pela morte dele.” – Ezequiel 33:8

Esta é a palavra que todos nós, atalaias do Senhor, devemos dizer sempre: 

“Arrependam-se dos seus pecados, voltem a Deus, aceitem a salvação propiciada por Jesus e seu evangelho, pois a volta do Senhor se aproxima”

Nosso papel não é converter as pessoas, não temos poder para isso, mas avisá-las: “O Senhor Jesus voltará. Preparem-se”. 

Mesmo quando nossas palavras parecem ser jogadas ao vento. Sejamos firmes e constantes na obra de Deus (1 Coríntios 15:58).