fbpx

SIM, ESTAREMOS SEGUROS EM 2021!

INTRODUÇÃO

Qual a mensagem apropriada para ser a última deste ano de 2020?

Um ano no qual houve muito sentimento de insegurança.

Nos sentimos inseguros para sairmos de casa não somente por risco de um assalto, mas algo praticamente invisível – vítimas de um virus que já levou mais de 190 mil brasileiros a óbito.

O ano foi iniciado com tantos planos, porém, em março, tivemos que refazer tudo. Muitos tiveram que trabalhar em casa, medo do desemprego, da redução de salário, de perder a própria vida, bem como de entes queridos.

Talvez a palavra que mais identifique o sentimento da população mundial: INSEGURANÇA quanto a saúde, a própria vida, ao emprego, ao salário suficiente para sustentar à família.

Porém, há um povo que mesmo sendo atingido por tudo isso, mesmo muitas vezes também sentido esta insegurança, está cheio de motivos para cantar todos os dias: “Que segurança!” – estes são os seguidores do Senhor Jesus.

No texto de hoje Jesus está subindo para o céu depois de enfrentar a zombaria, o desprezo, a rejeição, a violência, e a própria morte – Jesus venceu a morte e por isso estamos neste primeiro dia da semana reunidos. Gosto da oração feita por um irmão em Cristo: “Que o momento de comermos juntos a ceia do Senhor no dia do Senhor seja o ponto alto de nossa semana”.

“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: — Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.” – Mateus 28:18-20

Este texto reflete o que aconteceu em 2020: “Sim, estivemos seguros em 2020!” e o nosso tema de hoje: “Sim, estaremos seguros em 2021!”

1. Estamos seguros na autoridade e poder de Jesus

“Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra”, disse Jesus.

Irmãos, a nossa maior autoridade não são os líderes das nações mais desenvolvidas, não é o Presidente de nosso país, o governador de nosso Estado ou o prefeito de nossa cidade, nossa autoridade tem nome e seu nome é JESUS CRISTO.

“E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz.” – Colossenses 2:15

O batismo, que corresponde a isso, agora também salva vocês, não sendo a remoção das impurezas do corpo, mas o apelo por uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo, que, depois de ir para o céu, está à direita de Deus, ficando-lhe subordinados anjos, potestades e poderes.” – 2 Pedro 3:21-22

“Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” – Romanos 8:38-39

Irmãos,  nada, absolutamente nada do que aconteceu em 2020 pegou Deus desprevenido ou surpreso…

E nada do que acontecerá em 2021 (se chegarmos lá, Jesus pode voltar antes), fará com que Deus mude os planos que Ele tem para a sua igreja, para a minha vida e a sua vida.

O que pior poderá acontecer comigo e com você? Podemos não entrar em 2021, podemos entrar e não sair, a morte pode, sim, nos pegar.

“Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?” O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” – 1 Coríntios 15:55-57

“Digo a vocês, meus amigos: não temam os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. Eu, porém, vou mostrar a quem vocês devem temer: temam aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo que a esse vocês devem temer.” – Lucas 12:4-5

Só que você e eu que um dia confessamos Jesus como Senhor, nos arrependemos de nossos pecados e nascemos de novo no momento do batismo, nada precisamos temer, pois aquele a quem Jesus disse que temamos é o nosso Pastor e nada nos faltará, é o nosso Pai, que cuida de nós todos os dias.

“Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” – autoridade sobre a morte, autoridade sobre as doenças, autoridade sobre todos os governantes (especialmente os maus) – nada eles poderão fazer sem o “ok” da autoridade suprema, Jesus, o Filho de Deus.

Sentiremos insegurança às vezes? Sim, faz parte de nossa condição humana. Mas vivemos, não baseados em nosso sentimento, mas na fé no Filho de Deus, que nasceu, viveu, morreu e ressuscitou por nós.

Estamos seguros para obedecer sua principal ordem

Sim, Jesus nos deu em 2020 e nos dará em 2021 total segurança para obedecermos a Sua Palavra nos bons e maus momentos.

Eu, particularmene, em 2020, com a pandemia, foi o ano que mais tive oportunidade de compartilhar a Palavra de Deus – muito através das ferramentas digitais que Deus nos proporcionou.

Imagine se esta pandemia tivesse ocorrido na década de 80 – Deus daria um jeito, claro – mas olhando com olhos humanos seria bem mais complicado. No meu trabalho, de repente, 45 mil funcionários passaram a trabalhar de casa.

É esta certeza na ação de Jesus que nos leva a continuar pregando o evangelho, vivendo o evangelho e edificando a igreja do Senhor.

Tive o privilégio de ser utilizado para que 2 pessoas fossem acrescentadas ao corpo de Cristo este ano, fora as diversas que estudaram a Bíblia, ouviram minhas mensagens bíblicas on-line, leram artigos e tive ainda a oportunidade de encontros muitas pessoas para conversar. Tudo para a glória de Deus.

Em 2021 o Senhor deseja que mais e mais pessoas passem pela encenação de sua vitória aqui na terra: morte, sepultamento e ressurreição – ocorre no momento em que alguém nasce de novo nas águas do batismo.

Em 2021, seja presencial, seja no prédio da igreja, seja nas casas, seja via “on line” o discípulo fiel de Jesus é chamado para pregar o evangelho, batizar os arrependidos e edificar os novos convertidos.

E se morrermos enquanto fazemos isso? Vamos para o Paraíso.

E se ficarmos doentes? Testemunharemos Jesus em nossa vida.

E se permanecermos sãos? Serviremos ainda mais.

“Porque, se vivemos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor. Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e tornou a viver: para ser Senhor tanto de mortos como de vivos.” – Romanos 14:8-9

Estamos seguros pela presença do Cristo ressurreto

“Eis que eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.”

Meus irmãos, não houve um segundo em 2020 que Jesus não esteve conosco.

E não havrá nenhum segundo em 2021 em que Ele não estará conosco.

Quinta-feira foi dia de Natal – o mundo relembra Jesus, o Deus Emanuel (O Deus conosco).

Hoje em dia dou menos importância para esta época do ano porque para um seguidor de Jesus, Ele renasce em nossos corações a cada manhã quando a misericórdia de Deus se renova mais uma vez (Lamentações 3:22).

Onde está a sua segurança? No governante que foi eleito? Nos atuais governantes, nas pessoas ao seu redor, na sua esposa, no seu marido, nos seus pais, nos seus filhos, no seu dinheito, nos seus bens, na saúde?

Todos estes são bênçãos em nossas vidas, mas o único que NUNCA nos abandonará é Jesus Cristo, conforme prometido na Palavra dele e tenha a certeza esta é a nossa maior segurança – Jesus do nosso lado todos os dias de 2021 até o fim.

“Porque Deus disse: “De maneira alguma deixarei você, nunca jamais o abandonarei.” – Hebreus 13:5

CONCLUSÃO

Sim, estivemos seguros em 2020, mesmo nem sempre sentindo esta segurança. Dos mais de 190 mil brasileiros mortos pela Covid, os que morreram em Cristo, mesmo com o sofrimento dos entes que ficaram, estão numa situação invejável.

Sim, estaremos seguros em 2021, tão seguros que por causa da autoridade suprema de Jesus nos céus e na terra, pregaremos e viveremos o evangelhos, viveremos para Cristo e, se morrermos, vamos para Cristo, pois Ele estará conosco, todos os dia, até o fim, sem nunca, mas nunca mesmo, falhar! Aleluia!

Nota: mensagem pregada no culto da igreja de Cristo no Bairro dos Pimentas, Guarulhos/SP., em 27 de dezembro de 2020.