fbpx

Sujeição às Autoridades

“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.” (Romanos 13:1)

Ninguém neste mundo tem autoridade se ela não tiver sido concedida por Deus. Aliás, o único que tem toda autoridade, ou seja, autoridade absoluta é o Senhor Jesus Cristo (Mateus 28:18).
Mas como cidadãos, precisamos estar sujeitos a alguma autoridade no mundo em que vivemos, desde que ela não se volte contra a vontade de Deus, pois…

“antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5:29)

Cada país tem as suas leis e precisamos honrar nossos compromissos sendo bons cidadãos e assim glorificar a Deus com um testemunho exemplar.
Sendo cristãos, nossa autoridade como lei e ordenanças é o Novo Testamento, e o Senhor Jesus Cristo é a autoridade absoluta em todas as áreas de nossas vidas. Porém, neste mundo existem autoridades e o apóstolo Paulo ensina que precisamos estar sujeitos a elas também, pois todas procedem de Deus.

“Não há autoridade que não proceda de Deus” (Romanos 13:1b)

O que procede de Deus são as funções e cargos de autoridade, não as pessoas que as exercem propriamente ditas, pois nem todos governam conforme a vontade de Deus, e sempre há alteração no comando do estado e das instituições.
Já pensou em um mundo sem autoridades e sem governo? Seria um caos! Os antigos reis e hoje os presidentes, governadores, prefeitos e toda e qualquer função que exerça autoridade foram concedidas por Deus. O Senhor concede as pessoas que exercem tais funções, autoridade, para que no exercício de suas atribuições, cumpram o seu papel…

“para que vivamos vida tranqüila e mansa, com toda piedade e respeito” (1 Timóteo 2:2b)

Quando as autoridades não cumprem o seu papel, dado por Deus e os homens não se submetem cumprindo as leis, as conseqüências são desastrosas e podem ser vistas claramente na corrupção, violência, maldade, dentre outras tragédias existentes no mundo.