fbpx

Transformação

Alguém um dia disse: “A tarefa do pregador é consolar os aflitos e afligir os acomodados”. Talvez esta frase possa representar a transformação que o pregador tem como tarefa ao pensar e preparar a mensagem da Palavra de Deus.

A MENSAGEM

A mensagem é, ou deveria ser, como água fresca no meio dia atravessando o deserto quente e árido. Deveria ser facilmente percebida como mensagem de Deus, que trouxesse em si mesma o poder da palavra e que deixasse os ouvintes satisfeitos da sede e fome de justiça que temos.

Sem dúvida a Palavra tem poder. Deus, pela Palavra, criou do visível o invisível e ainda encarnou a Palavra na pessoa de Jesus, nosso Salvador e, por Ele, descobrimos o poder da Palavra.

“Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, PODER DE DEUS E SABEDORIA DE DEUS.” (1 Coríntios 1:22-24)

Essa é a Palavra que pregamos “PODER DE DEUS E SABEDORIA DE DEUS”. Quando Jesus, Paulo e tantos outros falavam sobre a Palavra de Deus, mesmo alguns deles não sendo exímios no uso da apresentação da mensagem (2 Coríntios 10:10), o resultado era maravilhoso.

“Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.” (Marcos 1:22)
“Então, o procônsul, vendo o que sucedera, creu, maravilhado com a doutrina do Senhor.” (Atos 13:12)

E hoje? Como está a apresentação da mensagem dominical? Além de já se passarem mais de dois mil anos, com o avanço da tecnologia que nos traz informações de um meio nunca visto na história da humanidade, como está a qualidade da mensagem e do mensageiro dominical?

SÓ INFORMAÇÃO

A Palavra de Deus é maravilhosa e poderosa, ponto! Os pregadores do começo da igreja pregavam de tal maneira que as pessoas conseguiam ver Jesus crucificado. Muitos deles tinham sido testemunhas oculares daqueles fatos, a maioria não, mas a maravilha e o poder da mensagem era o mesmo. A apresentação não deixava a desejar.

Hoje nós temos o Velho e o Novo Testamento e tudo está entregue em nossas mãos. Devemos ler e meditar na Palavra de Deus e, assim, acumulamos toda informação que precisamos.

Quando chega o momento da mensagem dominical, não é hora de dar só informação, a informação deve existir, claro, afinal tem muitas pessoas que não conhecem a Bíblia, mas ela deve vir de uma forma tão completa e ao mesmo tempo resumida, que faça a gente lembrar ou dê curiosidade para quem não sabe. O que as pessoas precisam realmente, não é mais informação, elas precisam do objetivo da Palavra, transformação para as suas vidas.

A TRANSFORMAÇÃO

Todo o culto é a mensagem, apesar de estarmos falando sobre a pregação aquI NESTE ARTIGO. Porém, desde que começamos a cantar, estamos transmitindo uma mensagem. A ceia e a oferta são mensagens maravilhosas e poderosas. Então temos um ‘ponto alto’ do culto: A mensagem dominical. Não é o ‘ponto alto’, mas é de relevante importância e, como vimos acima, não deve ser somente informação, mas deve trazer TRANSFORMAÇÃO.

Pense na mensagem do último domingo, ela trouxe alguma transformação ou somente informação? Contar a história é necessário e tem muito efeito nas pessoas, então, o jeito que se conta a história deve ser transformadora, mesmo sem deturpar ou inventar uma nova história. Vivemos e procuramos histórias, mas, acima disso, procuramos a moral da história, a transformação que a informação deve trazer.

A mensagem da oferta deve nos transformar em pessoas mais generosas. A mensagem da ceia deve nos transformar em pessoas mais santas. A mensagem da pregação, deve transformar a nossa semana. A mensagem dos cânticos e hinos espirituais devem transformar nossa relação com Deus através de vidas cheias do Espírito Santo.

Pode ser que você não lembre todas as mensagens que já ouviu na vida, assim como você não lembra de todas as refeições que sua mãe ou esposa fizeram, mas o conjunto delas tanto das refeições quanto das mensagens, a curto, médio ou longo prazos, traz a transformação para as nossas vidas.

Pregadores que trazem mensagens informativas estão falhando em não trazer transformação que deixe eles mesmos primeiro maravilhados com o poder de Deus.

PARA PENSAR

A minha intenção neste artigo é fazer a gente pensar. Precisamos ser mais exigentes porque a Palavra de Deus merece honra. Não que sejamos adoradores de um livro, como alguém um dia já disse, mas somos adoradores do Verbo vivo de Deus, Jesus, que é a palavra encarnada de Deus (João 1:1-5). Jesus, como o Verbo de Deus, veio trazer transformação.

A palavra pregada em todas as nossas atitudes dominicais, por exemplo, deve ser proclamada para nos transformar. A pregação dominical tem transformado você?