fbpx

Como Lidar e Resolver Conflitos na Igreja

Sempre lembro de uma mensagem que o irmão Bryan Bost fez no Enoc. Ele contou de um problema que houve entre irmãos, o que não é novidade, e então os irmãos com a intenção de resolver o problema, marcaram uma reunião para conversar sobre o assunto. Quando se encontraram na reunião, um irmão abriu a Bíblia e ia começar a ler uma passagem que os ajudaria a ter um conselho divino para a questão. Outro irmão interrompeu e disse:
– Este assunto não tem nada a ver com a Bíblia. Vamos conversar e resolver.
Contou o irmão Bryan na palestra que o assunto nunca foi resolvido.
Por que temos problemas?
A fonte dos problemas pode ser a permissão de Deus quando quer que sejamos felizes e nos testa a fé. Tiago diz: “Feliz é aquela pessoa que suporta com perseverança a provação porque, depois de ter sido aprovada, ela receberá a coroa da vitória, que é a vida que Deus prometeu aos que o amam” (Tg 1: 12). Problemas podem ser provação de Deus, sim. Se não formos perseverantes na ocasião  por confiar mais na sabedoria humana do que na sabedoria de Deus, então seremos reprovados. Acabamos mostrando que não amamos a Deus o suficiente para deixar que Ele participe e resolva os nossos problemas. Todo problema pode e deve ser resolvido com bases na Palavra de Deus. Provação vem da parte de Deus que quer nos aprovar e recompensar.
Problemas também podem ser tentações. Quando desejamos coisas incompatíveis à nova vida em Cristo, então a este mal desejo chamamos de tentação. Tentação é o nosso próprio desejo de ter o que não precisamos, de satisfazer a nossa vontade, de nos vingar, de ver o mal das pessoas, etc. Tiago ensina sobre a tentação e a fonte: “Ninguém ao ser tentado deve dizer: “Esta tentação vem de Deus”, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele mesmo não tenta ninguém. Mas cada um é tentado pelos seus próprios maus desejos, quando estes desejos o atraem e o seduzem” (Tg 1:13, 14).
Satanás conhece os seus maus desejos porque ele vem junto com o mal. Ele sabe que quando os nossos desejos maus nos dominam eles nos atraem e seduzem, isto é, eles baixam nossa imunidade contra o pecado. Satanás se aproveita dos seus maus desejos, então, quanto maior for sua cobiça, com mais força você permite que satanás o ataque.
Tentação não vem de Deus! Libertação, sim, vem de Deus. Você, isso é, seus maus desejos, são a fonte da tentação é isso é um prato cheio para satanás te manipular, te chantagear e ameaçar sua salvação e relação com Deus.
Formas amargas de resolver os problemas
Quando vamos ao médico é porque precisamos. Acreditamos que ele pode nos ajudar e nos submetemos aos remédios mais amargos e até deixamos que cortem o nosso corpo se acharem que esta é a solução. Por que, então, não confiar em Deus da mesma forma? Se o médico nos passa um remédio ruim, com horários certos e rigorosos nos prometendo a cura, seguimos. Vamos ver três maneiras amargas ou difíceis de resolver nossos problemas e como faz um médico, deixar Deus operar:
1. Devemos ser unidos
Imagine se você tiver um problema qualquer com um irmão. A vontade de Deus é que o amor e a união sejam maior que o problema. Se formos unidos a tal ponto que, mesmo com problemas, permaneçamos unidos, o mundo vai acreditar que Jesus é filho de Deus e que nós somos verdadeiros discípulos (Jo 13.34,35; 17:18-21).
Neste ponto não estamos falando de problemas doutrinários graves. Muitas crenças do mundo podem e vão atacar a igreja. Quem se deixar vencer pelos argumentos e deixa a palavra de lado deve ser notado. Irmãos com problemas de comportamento também devem ser repreendidos e se não quiserem mudar o comportamento, devem ficar sem a comunhão, mas mesmo assim devem ser tratados com amor de irmão para que voltem.
2. Devemos levar o prejuízo
Se um irmão te fez algum mal, ter e nutrir problemas já é considerado completa derrota, pois devemos saber que Deus vai nos usar como parâmetro para julgar os anjos e o mundo. Devemos procurar resolver o problema dentro da igreja. É uma vergonha não ter nem sequer um sábio dentro da congregação para resolver. Que vamos ter problemas já sabemos. A questão é, vamos ter sábios para nos ajudar? Desde já, então, antes de identificar os problemas, vamos orar por sabedoria porque sabemos pela Palavra que Deus quer nos dar sabedoria ilimitada.
A maneira de resolver os problemas, segundo o que Paulo instrui usando um exemplo da igreja de Corinto, é como um remédio amargo. A maneira é levar o prejuízo, ficar com o dano. Se alguém te deve e você perdoa, não resolve? Sim, resolve! (1 Co 6:1-8).
3. Até a última consequência
Nosso amor deve ser tão profundo e verdadeiro a ponto de estarmos prontos a nos sacrificar pelos irmãos. Não de palavra, na da boca para fora, mas de fato e de verdade. Porque, afinal, amor é o que Jesus fez na cruz e tudo o que nos leva a dar nossa vida pelos irmãos, dar o braço a torcer, não vai ser fácil, mas é isso que resolve nossos problemas (1 Jo 3.11-18). Sacrifício é um remédio amargo, mas infalível!
Finalmente, vamos voltar ao princípio do que aprendemos antes mesmo de nascer em Cristo ou logo depois que nascemos enquanto éramos crianças em Cristo. Lembra quando você estava sentado aos pés de Jesus admirado com a palavras Dele? Lembra o que Ele disse se teu irmão pecar contra você? Sentemos novamente aos pés Dele e vamos ouví-lo:

“Se o seu irmão pecar contra você, vá e repreenda-o. Mas faça isso em particular, somente entre vocês dois. Se ele lhe der atenção, você terá ganho um irmão de volta. Se ele, porém, não lhe der atenção, pegue e leve uma ou duas pessoas com você. Assim, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda acusação será confirmada. Mas se ele não der atenção nem mesmo a elas, informe a igreja. E se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como um pagão ou como um coletor de impostos” (Mt 18:15-17)

Irmãos, devemos evitar os problemas, mas se eles aparecerem, vamos tomar o remédio amargo, isto é, vamos resolver com amor, prejuízo e sacrifício. Confesso, por experiência própria, que nos arrependeremos se tentarmos tratar do nosso jeito. Afinal, quem não tem uma pendência do passado e não faria de tudo para resolver com a ajuda do Senhor?

“E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos.” (Lucas 17:1,2)

Se a fonte dos problemas é provação vinda da parte de Deus, persevere firme. Se o problema é a sua tentação, fique atento, pois Deus sendo fiel, sempre permite que você seja tentado, mas dá, junto com a tentação, um escape para você se libertar (1 Co 10:13).
Que Deus nos abençoe em nossa busca na resolução dos problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *