fbpx

O PADRÃO DE JESUS É ALTO – O EVANGELHO DE LUCAS

“Digo, porém, a vocês que me ouvem: amem os seus inimigos, façam o bem aos que odeiam vocês. Abençoem aqueles que os amaldiçoam, orem pelos que maltratam vocês. Ao que lhe bate numa face, ofereça também a outra; e, ao que lhe tirar a capa, deixe que leve também a túnica.” – Lucas 6:27-29

O padrão de Jesus para a maneira de viver dos seus discípulos é alto e revolucionário. Na verdade, inverte o padrão do mundo sem Deus.

Em textos anteriores Jesus elogia os pobres, os que passam fome e os que choram porque serão enriquecidos, saciados e terão a alegria que vêm de Deus.

Agora o Senhor Jesus afirma que seus seguidores amam e abençoam os seus inimigos, não praticam retaliação com aqueles que lhes fazem mal.

Foi algo presente primeiro na vida do próprio Senhor Jesus e relatado somente por Lucas:

“Mas Jesus dizia: — Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, para repartir as roupas dele, lançaram sortes.” – Lucas 23:34

Posteriormente Lucas mostra essa mesma atitude em Estêvão, o primeiro discípulo de Jesus morto em razão de sua fé:

“Então, ajoelhando-se, gritou bem alto: — Senhor, não os condenes por causa deste pecado! E, depois que ele disse isso, morreu.” – Atos 7:60

Estas palavras de Estêvão foram ditas enquanto ele era apedrejado por seus opositores, entre eles Saulo, futuro apóstolo Paulo (Atos 7:58)..

Depois é o próprio Paulo quem repete esse ensino do Mestre:

“Abençoem aqueles que perseguem vocês; abençoem e não amaldiçoem.” – Romanos 12:14

Comentando a instrução “Ao que lhe bate numa face, ofereça também a outra.”, penso que poucas vezes passamos literalmente por essa situação. Eu mesmo, apenas uma vez passei por isso e lamento não ter obedecido a ordem de Jesus.

No entanto, diariamente, passamos por situações em que somos desafiados a oferecer a outra face. E a maioria das vezes não é exatamente com inimigos, mas até mesmo com pessoas que amamos como, por exemplo, nosso cônjuge. É oferecer a outra face ao não respondermos aquele insulto ou crítica ou mesmo não darmos um “gelo” a quem faz algo que nos magoa. É não termos uma lista mental de pessoas e colocarmos nela para fim de retaliação, aqueles que, de alguma forma, nos prejudicaram.

Qual é a razão de deixarmos a vingança nas mãos de Deus? A mesma razão que levou Jesus a não revidar ao ataque dos seus inimigos:

“Pois ele, quando insultado, não revidava com insultos; quando maltratado, não fazia ameaças, mas se entregava àquele que julga retamente.” – 1 Pedro 2:23

Deixar a vingança de lado significa deixar nas mãos de Deus, como Jesus fez, esperando que Ele, se quiser, nos vingue, como ensinado por Paulo, inspirado por Deus, claro.

“Meus amados, não façam justiça com as próprias mãos, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito: ‘A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.'” – Romanos 12:19

Que os ensinos de hoje nos motivam nesta manhã a vivermos este dia desta maneira, mostrando através de nosso jeito de lidarmos com quem nos quer o mal, que somos discípulos de Jesus e filhos amados de Deus (Efésios 5:1).