fbpx

QUERO TER UM CORAÇÃO PURO

“Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto.” – Lucas 6:43

“A pessoa boa tira o bem do bom tesouro do coração, e a pessoa má tira o mal do mau tesouro; porque a boca fala do que está cheio o coração.” – Lucas 6:45

A parábola das duas árvores é rica em ensinamentos e uma advertência para todo seguidor de Jesus: o que habita lá no íntimo, dentro do meu coração?

O Senhor Jesus diz que do coração humano procede todo tipo de mal:

“Porque do coração procedem maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidade sexual, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.” – Mateus 15:19

E a saída do que está no coração é a boca, aquilo que pronunciamos. É verdade: vai sair exatamente aquilo que é abundante no nosso interior.

E no contexto de Lucas, olhando os textos anteriores está nossa capacidade de perdoar ou não, a abençoar ou não nossos inimigos e especialmente a tendência que há em nós em condenar e julgar os outros, olhando mais os pontos negativos de uma pessoa do que os positivos.

Há ressentimentos, inveja, ira e rancor em minhas palavras? Aquilo que sai de minha boca edifica e ajuda outros ou causa discórdia, humilha e diminui?

Eu pergunto: regularmente você faz um inventário do seu coração, daquilo que tem habitado o seu interior?

Eu costumo fazer e nem sempre encontro sentimentos bons, e quando isso acontece, percebo que vou me tornando uma pessoa amarga e esse amargor sai especialmente das minhas palavras.

Quando noto esses sentimentos ruins, tento entender a razão deles, se não estou sendo muito rigoroso no trato com o outro e especialmente levo a Deus em minhas orações, confesso a Ele e peço que me ajude.

Também uma dica é ir colocando dentro do coração o que é bom e, claro, por isso, todos os dias busco na Palavra de Deus, a partir das lentes de Deus, a realidade: somente Deus é bom, por isso não posso colocar muita expectativa nas pessoas. Dessa maneira, quando elas falham, procuro sempre ter uma dose extra de misericórdia para com elas. Da mesma maneira que espero que tenham para comigo (vs. 31).

É importante não ficar “curtindo” maus sentimentos (somos os mais prejudicados), levá-los a Deus, validá-los (não dá para negar sentimentos), mas, ao mesmo tempo, pedir a ajuda de Deus para que sejam eliminados de nosso coração.

Finalmente, seguir o conselho de Paulo:

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês.” – Filipenses 4:8

O que vai habitar nosso coração entra primeiro por nossos pensamentos. Daí a importância de “coá-los” segundo a Palavra do Senhor, pelas lentes de Deus. Desta maneira ocorrerá conosco o que Jesus nos ensina:

“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” – Mateus 5:8

Sim, de tempos em tempos eu preciso fazer uma limpeza do meu coração, tirando de lá sentimentos que não são de Deus. E essa limpeza é feita a partir do que percebo que anda saindo dos meus lábios.

Só Deus para conservar em nós essa pureza, um coração livre de maldade, rancor e maus sentimentos, disposto a perdoar a todos os que, com intenção ou não, nos magoarem.

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.” – Salmos 51:10.