fbpx

Salmos – Do coração do Homem Para o Coração de Deus

“O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará” – Salmo 23:1

A bíblia é repleta de mensagens de Deus para nós: Seus mandamentos, Seus conselhos, Seu cuidado e Seu amor.
Um livro da bíblia, no entanto, chama a atenção porque, em grande parte, é o homem falando para Deus, abrindo seu coração e expondo o seus sentimentos para o Eterno. Trata-se do livro de Salmos, o hinário de Israel.
Os 150 salmos são divididos pelos estudiosos em diversas categorias: louvor, lamentações e súplicas, ações de graça, de relatos da história dos judeus, os reais (que falam dos reis judeus, em especial Davi), os didáticas, de peregrinação, os messiânicos, os imprecatórios (onde o salmista deseja a morte de seus inimigos), entre outros.
Escolhi o salmo 23 porque nele vejo a síntese do que se passava no coração do salmista quando compunha sua canção. Normalmente o salmo era composto num momento de muita emoção do seu compositor. Podemos ver nos salmos sentimentos de medo (3), de choro (5), de abandono (10 e 22), de raiva (37 e 73), de alegria pelo perdão divino (32), de arrependimento (51), de medo da ira de Deus (74), de desejo de louvar a Deus (95 a 101), de alegria pelo livramento do Senhor (126), de tristeza pelo exílio (137) e de desejo pela morte do inimigo (137 e140). Estes são apenas alguns exemplos do sentimento do homem para com seu Deus no momento de composição do salmo.
No entanto, em cada salmo, seja de ação de graças, seja de alegria, seja de lamento e choro ou de pedido de socorro por um perito iminente, no final, o salmista faz questão de reafirmar sua fé em Deus, seu Pastor, na certeza de que em Sua presença nada lhe faltará. Veja os salmos 3:3, 5:12, 10:16-18, 22:26, 32:10-11, 37:39-40, 51:15, 73:26-28
Existe uma tendência, especialmente no mundo religioso, de se negar os sentimentos negativos, se afirmar que um cristão verdadeiro não pode chorar, ou lamentar, ou até reclamar de sua situação.
Os salmos nos mostram o contrário. Temos um Deus que entende o que passamos. Jesus viveu nesta terra, sabe o que é sofrer, chorar e se angustiar (Hb.4:15,5:7-9).
Com o salmista podemos aprender a abrir nosso coração ao nosso amado Pai e falar-lhe daquilo que se passa lá dentro.
Temos livre acesso para abrirmos nosso coração de filhos sabendo que seremos recebidos pelo coração amoroso de nosso amado Pai.