fbpx

EVANGELIZADORES EM TEMPO INTEGRAL

Introdução

O salmo 71, que no título é identificado como escrito por um ancião, trouxe-me muitos ensinamentos. Porém, quero destacar alguns versículos que chamaram muito a minha atenção, pois representa muito o que tenho procurado viver com a força de Deus: a proclamação diária do evangelho de Jesus. E creio que seja a realidade de todo cristão que entendeu ser um evangelizador em tempo integral.

“A minha boca proclamará a tua justiça; o dia inteiro contarei os feitos da tua salvação, ainda que eu não saiba o seu número. Irei na força do Senhor Deus; anunciarei a tua justiça, a tua somente.” – Salmos 71:15-16

O salmista diz: “o dia inteiro contarei os feitos da tua salvação”. Sim, o trabalho do evangelizador não é um evento, mas um estilo de vida. Sempre há oportunidades para falarmos do amor de Deus. No trabalho, na escola, com os vizinhos, conhecidos, em qualquer lugar e momento.

Tenho sido muito abençoado, pois Deus tem me mandado tantas pessoas para que eu fale da sua Palavra. Tem me dado tantas oportunidades, seja através das redes sociais, bem como atualmente através de livros que tenho escrito. Porém, a maneira tradicional, o estudo bíblico pessoal e particular tem sido a maneira que tenho mais falado de Jesus e do seu evangelho a várias pessoas. 

Os aplicativos, em tempos de pandemia, têm sido utilizados para alcançar pessoas que, de tão longe, eu não teria acesso. Desta forma, o servo de Deus deve estar a postos, todos os dias e o dia inteiro, para contar os feitos da salvação de Deus, que é nossa através de Jesus Cristo. Tenho arriscado em ensinar a Palavra de Deus através do contato pessoal, mesmo com esta pandemia. Mas, a maioria dos meus estudos tenho feito através desses aplicativos.

O salmista ainda diz: “ainda que eu não saiba o número dos feitos da salvação de Deus”. De fato, a Bíblia nos revela o suficiente para uma pessoa ser salva em Jesus. Mas Deus fez e tem feito muito mais do que o revelado na Palavra dele.

“Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, penso que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos.” – João 21:25

Às vezes ouço irmãos dizerem: “Não conheço o suficiente para ensinar a Bíblia para alguém”. Minha resposta é: “leia, estude, passe tempo com as Escrituras e cumpra o que o apóstolo Pedro nos incentiva em 1 Pedro 3:15”:

“Pelo contrário, santifiquem a Cristo, como Senhor, no seu coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que pedir razão da esperança que vocês têm.”

O salmista ainda diz: “Irei na força do Senhor Deus”. Sim, quando estamos proclamando e ensinando o evangelho de Jesus, precisamos sempre nos lembrar que a força e o poder para converter não é nosso, mas de Deus. Nossa parte é falar, todo o resto é obra do Poderoso Deus, conforme nos ensina Jesus.

“Jesus disse ainda: — O Reino de Deus é como um homem que lança a semente na terra. Ele dorme e acorda, de noite e de dia, e a semente germina e cresce, sem que ele saiba como.” – Marcos 4:26-27

Desta forma, vamos compartilhando a Palavra de Deus a todos, desejosos de levar toda mente cativa a Cristo e ao seu evangelho.

“Porque as armas da nossa luta não são carnais, mas poderosas em Deus, para destruir fortalezas. Destruímos raciocínios falaciosos e toda arrogância que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo.” – 2 Coríntios 10:4-5

Ao compartilhar o evangelho, uns aceitam e são batizados, outros desistem. Passa um tempo e de repente ficamos sabendo que a semente da Palavra germinou na vida de um daqueles que desistiram de estudar conosco, através do trabalho de outro discípulo de Cristo. Ele também evangelizava em tempo integral e um novo discípulo de Jesus foi formado. Tivemos apenas uma pequena parte, foi até outro evangelizador que colheu, que batizou aquele novo convertido, mas ali também está nossa marca, que insistimos em, primeiro, viver os ensinamentos de Jesus, e depois pregar e ensinar. E receberemos do Senhor, no momento certo, nossa recompensa, pois nosso Deus alegra-se em recompensar os obedientes (Hebreus 11:6).

Eu pergunto: temos deixados as marcas de Jesus nas pessoas com quem convivemos? Não precisamos fazer todo o serviço até o batismo, às vezes nossa contribuição é uma pequena parte no processo de salvação de uma pessoa.

Conclusão

Finalmente, o salmista nos diz: “Anunciarei a tua justiça, a tua somente”. 

Que belo término deste salmo. Sim, o evangelizador, o mensageiro de Deus não leva as pessoas a olhar para ele próprio, mas, como luz, que reflete a luz de Deus, deseja levar e ensinar apenas aquilo que é autorizado por seu Senhor, isto é, a Palavra genuína de Deus.

Não são suas ideias ou sua sabedoria, mas a sabedoria de Deus, encontrada na Palavra. Somente esta sabedoria o evangelizador deseja passar a todos. Pois somente ela pode levar uma pessoa à salvação.

Que nesta semana sejamos incentivados por esse salmo a agirmos como o seu escritor e, em toda oportunidade surgida, proclamemos a justiça, a verdade, os mandamentos do Senhor, encontrados na Bíblia, a Palavra infalível e única verdade de Deus para a humanidade. 

Esta Palavra julgará cada pessoa no último dia (João 12:47-48). Por isso precisa, URGENTEMENTE, ser pregada por cada discípulo de Jesus, os filhos de Deus. 

Não em determinados momentos, eventos ou dias. Mas através de evangelizadores em tempo integral do Senhor Jesus. Que pregam, através da suas vidas e palavras, na sua rua, na sua casa, no seu trabalho secular, na escola, na faculdade, onde estiver, todos os dias, o dia todo, o tempo todo. Amém!