fbpx

A Fraqueza de Deus

Quando os filhos saem de casa para irem à escola, passear, ou num sábado à noite, os pais ficam preocupados, principalmente se moram em cidades grandes ou com alto índice de violência. Afinal, no Brasil o cenário da segurança não é o mais favorável e o mapa da violência é assustador fazendo mais vítimas do que países em conflitos e guerras.

Provavelmente se você é pai ou mãe, fica em oração ou no mínimo pré ocupado com o que pode acontecer com seu filho. Se você sente que perdeu o controle do seu filho, então, isso potencializa os seus medos é pré ocupações. Devemos dar graças porque a maioria das nossas preocupações nunca se realizaram. Principalmente quando reconhecemos que não temos controle sobre as ações dos nossos filhos, de pessoas más ou dos acontecimentos da vida.

Se você é como eu, e eu acho que sou uma pessoa na média, então você preferiria que se algo tem que acontecer, seja com você e não com seu filho. Se você tem mais de um filho, a preocupação se multiplica.

Então, talvez se você leu até ao e olhou para o título deste artigo esteja pensando que o assuntos está desconexo. Mas calma, eu tenho um objetivo. Falei até aqui da sua impotência, da sua falta de controle sobre seus próprios filhos, dos acontecimentos e da inevitável preocupação que surgem porque o seu coração resolve ou precisou sair de casa. Sim, uma boa definição para filhos é: ter o coração batendo fora do peito.

De uma certa forma, você como pai ou mãe, sente se um pouco no lugar de Deus em se tratando dos seus filhos. Certamente existem muitas diferenças a começar que Deus é um pai perfeito, modelo a ser seguido. Deus educa como convém, nos, segundo melhor nos parece. A correção de Deus produz fruto de justiça, as nossas, porque também somos tão galhos quanto os filhos, muitas vezes produzem revolta. Mas, mesmo que numa escala minúscula, você consegue entender um pouco do que Deus possa o tempo todo. Assim como você, Deus sabe o que é perder o controle sobre aquele que você mais ama e daria sua vida por ele, como Deus fez.

Deus é soberano e está acima de tudo é de todos e nunca perdeu o controle de nada, tudo faz parte dos seus planos. Como o oleiro, Ele fez vários para colocar jóias e outros vasos para se usar no banheiro. Ao contrário dos vasos, nós termos a escolha de onde nós podemos ser úteis.

Deus sendo Santíssimo, é também inatingível. Satanás, o anjo que se rebelou conta Deus e influenciou outros anjos e muitos seres humanos feitos à imagem e semelhança de Deus, sabe que está condenado e não há nada que ele possa fazer contra Deus para se vingar ou reverter sua condenação, então Satanás, que vai ser castigado no inferno eternamente, desesperado vai no ponto fraco de Deus. Apesar de Deus se o todo poderoso, Ele tem um só ponto fraco, VOCÊ…

Apesar de Deus não ficar preocupado e não ter perdido o controle, Ele pode perder você. É claro que nada pode nos separar do amor de Deus:

“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?… Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8:35, 38,39)

Esta passagem acima só não cita você, pois no contexto o apóstolo Paulo parte do princípio de que você não quer separar do amor de Deus, mas nada, além de você, pode nos separar do amor de Deus, porém, se você quiser se separar do amor de Deus, Ele tem o poder, mas não vai te obrigar a ficar do lado Dele. Você, apesar de pertencer à Ele, de ter tudo emprestado até que não precise mais, você pode querer se separar do amor de Deus. É como o filho que se rebela contra o pai.

Ele já fez tudo o que podia ter feito alguém que tem o maior amor do mundo. Não é que Ele não possa fazer mais nada, mas como Ele te ama tanto, Ele te da liberdade. Ele bate à porta do seu coração, mas não arromba. Ele tomou o seu lugar no caso do pecado para que você não tivesse que passar por isso, mas não te impede de provar o mal e o castigo.