fbpx

TENHAMOS A MESMA PRIORIDADE QUE JESUS. – O EVANGELHO DE LUCAS

“Jesus, porém, lhes disse: — É necessário que eu anuncie o evangelho do Reino de Deus também nas outras cidades, pois é para isso que fui enviado. E pregava nas sinagogas da Judeia.” – Lucas 4:43-44

Durante o seu ministério, conforme comentei no texto passado, Jesus realizou muitas curas. Porém, seu principal objetivo foi pregar a boa notícia da salvação de nossas almas que Ele trouxe.

As próprias curas nada mais eram do que um “aperitivo” do que seria uma vida plena em Jesus nas regiões celestiais: o mal derrotado, as doenças inexistentes, a vida abundante prometida por Jesus (João 10:10) que, apesar de começar a ser vivenciada nesta terra por seus seguidores, alcançará o cumprimento pleno apenas quando chegarmos nas mansões celestiais que Ele está nos preparando (João 14:1-3).

Desta forma, como seu Senhor, a igreja não pode perder de vista seu principal objetivo e sua principal relevância, qual seja, buscar e salvar aquele que está perdido em seus pecados (Lucas 19:10). E enquanto não se amolda a boa notícia trazida por Jesus, todos estão mortos em seus delitos e pecados, como diria o apóstolo Paulo (Efésios 2:1-3).

Por este motivo precisamos, como igreja, entender que nossa principal missão não é mudar esse mundo em termos sociais: um pouco mais justo ou muito injusto, um dia será destruído (2 Pedro 3:11-13).

Nada contra as atividades sociais, mas, quando fica somente nelas, a igreja perde a sua relevância no mundo. Quando se amolda aos padrões do mundo sem Deus, também perde sua relevância. Por isso, olho com certo cuidado quando vejo a igreja como mantenedora de escolas, faculdades ou mesmo hospitais. São boas ações, porém, quando colocadas como prioridade, tiram da igreja a sua maior prioridade: pregar o evangelho e ver o nome da maior parte possível das pessoas escrito no livro da vida, que será aberto no dia do Juízo Final (Apocalipse 20:15).

A benevolência deve ser consequência de nosso amor a Deus, amando ao próximo. Às vezes a igreja do Senhor, até com boa intenção, pode inverter isso.

Por mais que façamos por uma pessoa: acolhemos, alimentamos, ajudamos a ter saúde, diminuímos as diferenças sociais, sem Jesus e seu evangelho na vida dela, o que fizermos terá reflexos apenas nesta vida. Já o evangelho tem reflexos eternos.

Finalmente, como Jesus, devemos priorizar pessoas, não atividades ou eventos e, mesmo entre as pessoas, devemos priorizar aquelas que estão mais abertas ao evangelho. E uma vez que conquistamos uma pessoa para o Senhor, precisamos fazer com que entre na “linha de produção” da igreja, qual seja, uma vez salvo por Jesus, a maior missão dessa pessoa deve ser a mesma do seu Mestre na busca daquele ainda perdido, no anúncio do evangelho do Reino de Deus.

Apenas façamos como Jesus, nosso modelo em tudo, em especial nas nossas prioridades.