fbpx

A MENINA DOS OLHOS DE DEUS

“Guarda-me como a menina dos olhos; esconde-me à sombra das tuas asas.” – Salmos 17:8

Neste salmo Davi parece estar sentindo-se ameaçado por seus inimigos e perseguidores e por isso pede a proteção de Deus. Ele utiliza duas expressões que hoje chamou minha atenção.

Ele diz: “guarda-me como a menina dos olhos”. A menina dos olhos também é conhecida como pupila, literalmente menininha e significa alguém preferido ou muito valorizado.

Mas qual a razão dessa preferência? A pupila dos nossos olhos é muito importante para que possamos enxergar, ela controla a entrada da luz. Ao mesmo tempo é muito frágil, por isso ela é cercada pelas sobrancelhas, as cortinas que são as pestanas e as cercas que são as pálpebras. Alguns comparam isso como a cidade de Jerusalém, cercada pelos muros (Salmo 125:1).

No livro de Deuteronômio, Israel é a menina dos olhos de Deus.

“Ele o encontrou numa terra deserta e num ermo solitário povoado de uivos; rodeou-o e cuidou dele, guardou-o como a menina dos olhos.” – Deuteronômio 32:10

Provavelmente Davi tem esse texto em mente quando pede que Deus o guarde dessa maneira.

Também Davi diz: “esconde-me à sombra das tuas asas.” Mais uma vez, na Bíblia, muitas vezes Deus é retratado como a águia que cuida dos seus filhotes.

“Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas.” – Deuteronômio 32:11

No livros dos salmos há várias referências ao salmista pedindo a proteção de Deus, pedindo que possa esconder-se sob suas asas: 36:7, 57:1, 61:4, 63:7 e 91:4.

No Novo Testamento Jesus afirma que gostaria de ter cuidado de Jerusalém como a galinha cuida dos seus pintinhos.

“Jerusalém, Jerusalém! Você mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, mas vocês não quiseram!” – Mateus 23:37

Sim, meus queridos irmãos e amigos, Deus é cuidador e zeloso por suas criaturas, todas elas. Porém, de maneira especial para aquele que anda à sombra dele, faz dele sua morada e esconde-se sob as suas asas, Deus tem um carinho todo especial. Ele trata essa pessoa como a pupila dos seus olhos. 

Mas depende de nós nos aninhar debaixo das asas do Pai, é uma decisão, uma busca que também depende de nós. Ele sempre está pronto para nos acolher. Jerusalém não quis, por isso foi destruída anos depois.

Estamos iniciando mais uma semana que não saberemos o que vai acontecer. Mas tenhamos a certeza que o Senhor dos Exércitos nos valoriza, cuida de nós, frágeis como a pupila do olho ou o filhote da águia ou da galinha, mas muito valiosos aos seus olhos. 

A nós o Senhor estende suas asas e nos protege. Que sintamos, portanto, essa segurança sob às asas do Todo-Poderoso Deus e corramos para elas sempre, em especial quando nos sentirmos inseguros.