A ORAÇÃO NA VIDA DE JESUS – O EVANGELHO DE LUCAS

“Naqueles dias, Jesus se retirou para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.” – Lucas 6:12

Mais uma vez Lucas ressalta a importância da oração, como é praxe nos seus escritos. Em diversos momentos importantes na vida de Jesus, a oração tem lugar de destaque conforme já mencionado nessas reflexões do evangelho de Lucas.

Quero acrescentar mais dois nos escritos do médico amado:

“E, orando, disseram: — Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, revela-nos qual dos dois escolheste.” – Atos 1:24

O texto acima mostra a escolha do substituto de Judas como apóstolo e como os primeiros discípulos de Jesus, cerca de 120, fizeram a escolha de Matias.

“Enquanto eles estavam adorando o Senhor e jejuando, o Espírito Santo disse: — Separem-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.” – Atos 13:2

Na escolha de Barnabé e Saulo para a primeira viagem missionária a igreja passou um tempo orando e jejuando, pedindo a Deus que indicasse as pessoas corretas.

Lembro que a igreja onde eu congrego, Pimentas, há alguns anos escolheu homens que serviram como evangelistas. É digno de nota que além da igreja ser ensinada quais deveriam ser as qualificações desses homens, bem como de suas famílias, passamos um bom tempo orando, pedindo a orientação divina.

O exemplo de Jesus nos mostra que nas grandes decisões da vida precisamos passar um tempo com Deus, pedindo a Ele orientação. Na segunda maior escolha da vida, isto é, com quem dividiremos a vida aqui na terra, a escolha de nosso cônjuge, é sábio orar a Deus pedindo a Ele que nos ajude.

Além das orientações divinas, precisamos orar a respeito, e ainda é sábio ouvir os pais e pessoas experientes que podem nos ajudar. A escolha sem essas importantes ajudas, baseadas apenas em nossas emoções, têm feito com que muitos fizessem más escolhas e passassem a vida ao lado de alguém não apropriado. E pior, alguns passaram pela amarga experiência do divórcio.

Portanto, aprendamos com Jesus a, antes de qualquer escolha ou decisão, especialmente aquelas muito importantes, passarmos tempo em oração pedindo a orientação divina.

Escolhas como a profissão que exercemos, o lugar onde vamos morar ou eventual mudança nesse sentido, a igreja local onde vamos congregar ou mudança de congregação, quantos filhos teremos, entre tantas decisões importantes na vida, devem ser precedidas na busca humilde da sabedoria que somente o Senhor pode nos dar.

Tomando essa precaução de consultar a Deus antes, seremos livres de sofrimento e do arrependimento e decepção das escolhas erradas que fazemos.

Às vezes, respondendo se arrepende-se de alguma decisão, ouço de alguém: “não me arrependo de nada que fiz e decidi”. Desculpe, é arrogância, pois limitados e imperfeitos como somos, se fizermos uma retrospectiva da vida, sempre haverá decisões tomadas que hoje faríamos diferentes. E muitas dessas, seriam diferentes, se pudéssemos voltar atrás.

Que este exemplo do Mestre nos ajude a, antes de qualquer decisão, buscarmos sabedoria no Pai celestial.