fbpx

A VIDEIRA E OS RAMOS

“Filho do homem, de todos os ramos das árvores da floresta, o que acontece com a lenha da videira? Será que essa madeira pode ser empregada para fazer alguma obra? Será que é possível tirar dela uma estaca para pendurar objetos?” – Ezequiel 15:2-3

“Portanto, assim diz o Senhor Deus: Como a lenha da videira entre as árvores da floresta, que entreguei ao fogo para ser queimada, assim entregarei os moradores de Jerusalém.” – Ezequiel 15:6

Na Bíblia há muitos textos nos quais Israel é comparado a uma videira (por exemplo, Salmo 80:8-16, Jeremias 2:21 e Oséias 10:1). A videira é uma árvore apreciada por seus frutos, uvas, doces e saborosas. Era chamada pelos pagãos de “planta dos deuses” tal a apreciação do gosto das uvas. No entanto, a árvore em si não era grande coisa, a madeira serviria somente para queimar, servir de combustão, tal como dito por Ezequiel no versículo 4.

No texto, a cidade de Jerusalém é representada pela videira. Deveria ter produzido frutos, mas esqueceu que não o produziria por si própria, precisaria depender de Deus, obedecer a Ele. Por isso, tornou-se uma cidade imprestável, sem qualquer utilidade. Os frutos que Jerusalém deveria ter produzido eram os frutos de justiça, isto é, seus moradores deveriam de conformidade com a maneira santa e justa como o Senhor desejava que vivessem.

No Novo Testamento, Jesus é a videira verdadeira, o Pai celestial é o agricultor e os ramos são seus seguidores.

“Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador.” – João 15:1

“Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada.” – João 15:5

Ao contrário do que aconteceu no Velho Testamento, no Novo Testamento a videira Jesus sempre produzirá frutos de justiça através dos ramos que somos nós, seus discípulos. Esses discípulos são cuidados pelo próprio lavrador, o Pai celestial, que os limpa com sua Palavra.

Vejamos o que Jesus diz sobre os 11 apóstolos:

“Vocês já estão limpos por causa da palavra que lhes tenho falado.” – João 15:3

Vejamos o que Ele diz sobre Judas Iscariotes, o discípulo traidor:

“Jesus respondeu: — Quem já se banhou não precisa lavar nada, a não ser os pés, pois, quanto ao mais, está todo limpo. E vocês estão limpos, mas não todos. Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: “Nem todos estão limpos.” – João 13:10-11

Apesar de no Novo Testamento a videira, por ser o próprio Jesus, sempre produzir frutos, há um tratamento diferenciado para os ramos, dependendo de sua produção:

“Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto ele limpa, para que produza mais fruto ainda.” – João 15:2

“Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.” – João 15:6

Que notícia maravilhosa e ao mesmo tempo temerosa. A videira do Novo Testamento, Jesus, existirá para sempre e jamais será queimada, como aconteceu com Israel. Portanto, precisamos ser ramos somente dessa videira para, como ela, permanecermos eternamente.

Ao mesmo tempo, precisamos entender que para produzirmos frutos precisamos permanecer na videira, o corpo de Cristo, sendo cuidados por Deus Pai, o lavrador, que nos limpa através de sua Palavra. Não é por menos que quando a igreja se reúne deve priorizar o ensino da Palavra de Deus.

Ao mesmo tempo, o ramo que não produzir, por não se alimentar da videira, pela mesma rebeldia que teve Jerusalém, será cortado e lançado ao fogo, que representa o destino eterno dos rebeldes, o inferno. Esta deve ser uma palavra de incentivo, mas também de alerta.

Que sejamos, pois, ramos da videira Jesus, habitados pelo Espírito Santo e produzindo os frutos de nosso arrependimento, isto é, uma vida cada vez mais dedicada a Deus, vidas individuais que representam o caráter dele, de integridade, justiça e santidade.