fbpx

REJEITADOS POR CAUSA DE Jesus – O EVANGELHO DE LUCAS

“Bem-aventurados são vocês quando as pessoas os odiarem, expulsarem da sua companhia, insultarem e rejeitarem o nome de vocês como indigno, por causa do Filho do Homem.

Alegrem-se naquele dia e exultem, porque grande é a recompensa de vocês no céu; porque os pais dessas pessoas fizeram o mesmo com os profetas.” – Lucas 6:22-23

O texto desta semana fez-me pensar o quanto os cristãos atuais fazem de tudo para agradar as pessoas que os rodeiam e seu modo de viver quase não tem diferença quanto ao modo dos demais.

Vejamos que palavras fortes o Senhor Jesus utiliza para mostrar o que aconteceria com seus discípulos, que insistissem em defender e viver de acordo com o seu evangelho: odiados, expulsos, insultados e rejeitados como indignos. Tudo isso por causa de Jesus, porque insistiriam em mostrar que há um jeito de viver ensinado pelo Mestre.

Temos muito medo de sermos chamados de “fanáticos”, “radicais”, “intolerantes” e “exagerados” na nossa maneira de seguir o Senhor Jesus, defender seu evangelho e fazer questão de colocá-lo como assunto importante em nosso dia a dia.

Precisamos estar preparados para o fato de que, por pregarmos a verdade de Jesus, seremos rejeitados, nossa companhia será evitada pelas pessoas, não seremos convidados para determinados eventos porque “somos do contra” na palavra daqueles que nos rejeitarem ou radicais na defesa do evangelho.

O discípulo de Jesus precisa evitar ser popular no sentido de ser aceito por todos. Se isto está acontecendo, pode ser um sinal de que não estamos vivendo como sal da terra e luz do mundo (Mateus 5:13-14).

Apenas uma advertência: isto não significa ser perseguido por fazer o mal ou em razão de aprontarmos com os outros ou vivermos uma vida de hipocrisia:

“Pois que glória há, se, pecando e sendo castigados por isso, vocês o suportam com paciência? Se, entretanto, quando praticam o bem, vocês são igualmente afligidos e o suportam com paciência, isto é agradável a Deus.” – 1 Pedro 2:20

Sejamos como nossos irmãos da igreja primitiva, que se alegravam quando insultados e rejeitados por insistirem em pregar e viver Jesus, o Filho de Deus.

“E eles se retiraram do Sinédrio muito alegres por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome. E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar que Jesus é o Cristo.” – Atos 5:41-42.