Como Fazer Abertura do Culto

Por tradição e fundamentos bíblicos, o culto é composto por comunhão, cânticos, orações, celebração da ceia, coleta e a mensagem. Foi omitido algo? Bem, poderia ser mencionado que o culto não é encerrado, e uma oração final não deve ser anunciada, mas desejo discutir outro tópico: como a abertura do culto é realizada.

Embora a ‘ordem de culto’ não inclua ensinamentos sobre a abertura do culto na Bíblia, o culto é iniciado por ela. Mesmo que não seja explicitamente mencionada, essa parte merece maior atenção, pois nos prepara para adorar a Deus. Na ‘abertura do culto’, deve-se lembrar o motivo da presença ali.

Os irmãos são convocados para saírem de casa, para saírem fora deste mundo, e este é um momento propício. Afinal, a igreja representa isso: aqueles que são chamados para fora, deixando seus lares, indo para as ruas para brilhar e afastar-se do pecado, congregando todos na igreja, que é o corpo de Cristo na Terra.

Na abertura do culto, é relevante lembrar que não se deve participar como público, espectadores ou audiência, mas como os atores principais. Deus é quem nos observa, e é uma apresentação pública de nossa fé, esperança e amor em nome de Cristo.

Na abertura do culto, recorda-se que se está ali para comunicar com Deus por meio da oração, oferecendo os sacrifícios dos lábios, conforme mencionado em Hebreus 13:15.

“Por meio de Jesus, portanto, um sacrifício de louvor é continuamente oferecido a Deus, que consiste nos lábios que confessam o Seu nome” (Hebreus 13:15).

Na abertura do culto, é essencial conscientizar a todos que estão reunidos no primeiro dia da semana em nome do Senhor Jesus para lembrar o Seu sacrifício na cruz, realizado por meio da ceia. É importante também preparar os irmãos para a coleta, que representa uma oportunidade de graça, não um fardo.

Estão ali para ler e ouvir a explanação da Palavra de Deus, e a mensagem deve ser recebida com os corações abertos. O responsável pela ‘abertura do culto’ deve incentivar aos irmãos a realizar anotações nesse momento o que pode ser útil para levar a mensagem para casa e compartilhá-la com aqueles que não puderam participar pessoalmente por algum motivo.

Um bom exemplo que tenho visto recentemente é fazer um prelúdio com um cântico, por exemplo. Um cântico de comunhão e louvor nos chama a atenção e nos lembra o que estamos fazendo ali.

“Na abertura do culto, é relevante lembrar que não se deve participar como público, espectadores ou audiência, mas como os atores principais.”

O Que Se Deve e Não Se Deve Fazer

Se considerarmos o culto como algo importante, devemos nos esforçar para torná-lo o melhor possível desde o início, na abertura. Portanto, o responsável por essa parte deve se preparar, conduzindo uma breve pesquisa sobre o que será realizado e quem desempenhará cada função.

Seria vantajoso que todas essas informações já estivessem disponíveis para o mês, incluindo uma ordem do culto preparada com antecedência para cada função. Deve-se entrar em contato com o pregador, verificar o que o regente dos cânticos preparou e coordenar com o dirigente da ceia, da coleta e com quem fará os avisos. É perceptível, nesse ponto, a falta de empenho e planejamento na maioria das congregações.

Durante a abertura do culto, é primordial evitar a abordagem de notícias negativas da semana e concentrar-se no objetivo e conteúdo do culto, preparando os irmãos para os cânticos, orações, ceia, coleta, mensagem e comunhão.

Os responsáveis pela abertura não devem realizar uma ‘pregação’, mas devem limitar-se a um período de 3 a 5 minutos. Se optarem por 5 minutos, é necessário ter habilidade para escolher as palavras e leituras bíblicas que melhor preparem os irmãos para desfrutar do melhor culto de suas vidas a cada domingo.

Essas são apenas algumas sugestões simples para aprimorarmos juntos o culto. Espero que algumas dicas sejam práticas e possam ser replicadas para a edificação da igreja de Deus.