fbpx

CONHECENDO CRISTO PESSOALMENTE

No livro de João, no capítulo 4, encontramos a história da mulher samaritana. Após o diálogo que teve com Jesus ela vai voltar e contar ao povo tudo que ouviu do Mestre sobre sua vida e sobre seu passado. 

Ao chegar à cidade ela vai ao povo e diz que havia encontrado um homem que havia dito tudo sobre a vida dela (versículo 29), fazendo com que aqueles homens, movidos pela curiosidade, vão se encontrar com Jesus.

Logo mais à frente no versículo 39 lemos que muitos dos homens que foram se encontrar com Jesus agora passam a crer nele, pedindo que Jesus ficasse com eles na cidade, o que ele atende ficando por 2 dias.

No versículo 42 encontramos a declaração desses homens que agora dizem: –“agora não é mais por causa do que você falou que nós cremos, mas porque nós mesmos ouvimos, e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo”.

Encontramos essa mesma ideia no capítulo 1 de João quando dois dos discípulos de João, ao encontrarem Jesus e perguntaram onde ele ficava, ouviram como resposta: –“vinde e vede” (v. 39). 

Nesses dois casos algo acontece que chama nossa atenção. Nos dois casos há um primeiro contato, ainda superficial, sem aprofundamento. Depois, ao se ter mais contato e buscar uma proximidade pessoal, podemos ver a mudança de atitude e de pensamento, agora sendo expresso no desejo de se conhecer a Cristo profundamente e, após isso, reconhecer toda Sua majestade e poder. 

Tanto aqueles homens samaritanos quanto aqueles dois discípulos tiveram esse processo de aproximação e logo após só lhes restava renderem-se a Jesus, vendo a importância daquele homem e de seus ensinos a ponto de mudarem de vida totalmente.

Não existe outra opção para a pessoa que, sendo sincera e honesta consigo mesma, conhece a Cristo e Suas palavras. Toda sua vida, todo seu proceder anterior e tudo aquilo que pensava se transforma radicalmente, e não porque ouviu falar de Cristo, mas sim porque se dedicou a ter um contato íntimo, ter seu coração transformado.

Nosso Senhor tem por característica principal a capacidade de fazer com que corações sejam completamente transformados, vidas sejam mudadas, pensamentos sejam virados do avesso. A pessoa que tem sua vida tocada por Cristo sabe que não pode mais ser o que era antes. Não há a menor possibilidade de alguém que, tendo ouvido o Mestre, permaneça como era antes. 

E não por causa do que os outros têm a dizer, mas por uma experiência própria e pessoal. As palavras de Paulo em Gálatas 2:20 passam a fazer todo sentido: –

“logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. ”

A mulher samaritana e João foram os meios pelos quais aquelas pessoas puderam ouvir sobre Cristo pela primeira vez, mas foi a decisão de cada um deles em buscar a Cristo de uma maneira pessoal e particular que lhes possibilitou o conhecimento da vontade de Deus para a vida deles e a decisão de aceitar Jesus. Nós podemos também ser esse meio através do qual pessoas podem ouvir sobre Jesus e é nosso papel de discípulos fazermos isso, mas essas pessoas só poderão ter suas vidas transformadas a partir do momento que se permitem conhecer esse Jesus intimamente, deixando que Ele as transformem.

Se você já teve esse contato inicial com Cristo e se permitiu conhecer intimamente, tenho certeza que concorda comigo. E agora não se esqueça que você pode ser esse meio que as pessoas precisam para conhecer a Cristo, mesmo que superficialmente em princípio. 

O segundo passo é o próprio Cristo quem fará!